DestaqueSanta Maria

LUNETA. Centro de equoterapia criado em Santa Maria, ESF Lídia, segurança pública e dengue

Pedestres na obra da Praça Saldanha Marinho e o programa Mãe Gaúcha

Ato realizado na sede da 3ª Divisão do Exército (3ª DE) firmou a criação do Centro de Equoterapia que funcionará no Campo de Instrução de Santa Maria (CISM). Foto João Alves / Prefeitura

Por Paulo André Dutra

* Acordo de Cooperação Técnica entre Exército e APAE, firmado nesta quinta-feira (15), cria em Santa Maria o Centro de Equoterapia Coração do Rio Grande.

* Trata-se de espaço para a prática do método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.

* Os atendimentos começam em março para até 20 crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual e suas famílias.

* R$ 100 mil serão investidos pelo município, por meio de termo de fomento com a APAE. O recurso será utilizado para a contratação de psicólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional, para 20 horas cada de atendimento semanal, em contrato de 12 meses.

* Na atualização no painel da dengue publicada na manhã desta quinta-feira (15) pela SES, passou de 43 para 50 o número de casos confirmados em Santa Maria, 47 deles autóctones.

* Mais 79 estão em investigação.

* 4.045 casos foram confirmados no Estado, com 3 óbitos.

* São Gabriel (3), Rosário do Sul (2), São Sepé (2), Itaara (1), Júlio de Castilhos (1), São Pedro do Sul (1), São Vicente do Sul (1), Toropi (1) também tem casos confirmados.

* Neste sábado (17), a Estratégia Saúde da Família (ESF) Lídia atenderá em turno estendido das 8h30 às 15 horas.

* A equipe disponibilizará atendimento odontológico, coleta de citopatológico (preventivo) e de atualização de cadastros, além de vacinas de rotina e contra a Covid-19.

* Com o canteiro de obras bloqueando o acesso à Praça Saldanha Marinho através da Rua Venâncio Aires, ou mesmo a calçada, parte da rua vem sendo utilizada como caminho adaptado junto aos tapumes. Por isso, a Prefeitura pede atenção aos pedestres.

* Não é permitida a travessia da Venâncio Aires em frente ao viaduto. É necessária a utilização das faixas de segurança pela Avenida Rio Branco, através do canteiro central.

* Municípios interessados em participar do programa Mãe Gaúcha têm até 23 de fevereiro para efetuar a inscrição no site da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes).

* Até o momento, 218 cidades já enviaram a documentação necessária para integrar a iniciativa, que distribuirá mais de 24 mil kits de enxoval para bebês a gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza.

* Janeiro teve o menor número de roubo a pedestres da série histórica no Rio Grande do Sul. É o quinto mês consecutivo de queda. Em comparação com janeiro de 2023, a diminuição foi de 42%, baixando de 2.381 casos para 1.391.

* Os roubos de veículo tiveram, em janeiro, uma redução de 22% no Estado, passando de 358 casos no ano passado para 281 em 2024.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo