DestaquePolítica

POLÍTICA. Badke assume como prefeito municipal

Titular e seu vice estão ausentes e o presidente da Câmara ocupa o cargo

Badke assume interinamente o comando do município. Recebeu o cargo do vice, Decimo (Foto Natália Müller Poll/Câmara)

Por Marcelo Martins / Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores

O vereador Manoel Badke (UB) assumiu, no fim da tarde desta quarta-feira (21), o comando do Executivo municipal de Santa Maria. Isso porque o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e o vice-prefeito Rodrigo Decimo cumprem, na capital paulista, agendas institucionais.

Inicialmente, ambos iriam acompanhar, na próxima sexta-feira (23), a realização do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que ocorreria na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. Porém, como não houve nenhuma empresa inscrita com interesse em realizar proposta, o leilão terá de ser remarcado.

Ainda assim, prefeito e vice seguirão fora de Santa Maria para compromissos na maior cidade do país. Em decorrência dessa situação, será mantida a vacância do cargo de prefeito, o que faz com que a função seja exercida, de forma interina, pelo presidente do Legislativo santa-mariense. Desta maneira, Badke assumirá, até a próxima segunda-feira (26), o comando do Executivo municipal.

Essa é a primeira vez que Badke tem a chance de estar à frente da prefeitura. Médico veterinário formado pela UFSM, ainda em 1983, Manoel Badke foi professor da instituição federal de Ensino Superior por mais de três décadas.

Já na Câmara de Vereadores, ao longo de seis mandatos, Badke se notabilizou por defender questões ambientais e dos animais (mais especificamente para evitar maus-tratos e abandono). Em 2018, chegou a concorrer a deputado federal pelo DEM, quando, à época, fez 7,2 mil votos.

Na presença de amigos, familiares e autoridades públicas e de nomes dos mais variados segmentos da sociedade, Badke destacou o papel da família na sua trajetória pessoal e profissional. Agradeceu ainda a oportunidade dada a ele, para comandar a prefeitura, ao prefeito Pozzobom e ao vice Decimo.

“Estou assumindo obviamente por uma questão de legislação. Mas, sem dúvida alguma, também (assumo) por haver confiança em meu trabalho. Nesses próximos dias, teremos muito trabalho e encaminhamentos que certamente deixaremos ao prefeito e ao vice para que tenham continuidade”, pontuou Badke.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo, que repassou o cargo a Badke, destacou o papel republicano e democrático do parlamentar ao longo de mais de 20 anos de vida pública.

“O Maneco é um amigo e uma pessoa que, independentemente da sigla, tem trato e sabe conduzir tudo da melhor forma possível. Me alegro e muito em estar, aqui, hoje passando o cargo (de prefeito) a ele”, avaliou Decimo.

Já a presidência da Câmara de Vereadores, neste período, ficará ao encargo do parlamentar Pablo Pacheco (PP), que é o primeiro vice-presidente do Legislativo.

Trajetória

O primeiro mandato de Badke veio, ainda no pleito de 2000, quando, à época, foi eleito pelo PFL (antecessor do DEM). Vieram, depois, mais cinco mandatos. Atualmente, ele é filiado ao União Brasil. Com 68 anos, Maneco, como é conhecido, é casado com a servidora pública Renata Quinto Pauletto Badke. Maneco, como é conhecido, ainda é pai de Cristiane, Guilherme, Marcio, e Manoela.

Nascido no distrito de Pains, zona rural de Santa Maria, Maneco, como é conhecido, morava com os pais em uma área rural próximo de onde, anos depois, foi construído o Hospital Veterinário da UFSM. Por isso, ele fala com orgulho ter “nascido dentro do campus da UFSM”. Isso porque parte das terras do avô paterno dele, Joaquim Farias Badke, acabou sendo desapropriada para a instalação do campus da universidade.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo