DestaqueEsporte

ESPORTE. Série Ouro de 2024 terá UFSM Futsal e os campeões mundiais na corrida pelo título estadual

Após cinco anos, ACBF e Atlântico retornam à disputa organizada pela FGFS

Representante de Santa Maria no torneio terá 20 rivais em busca do troféu em 2024 (Foto Ricardo Weschenfelder/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Está completa a lista de clubes que disputam o Campeonato Gaúcho – Série Ouro em 2024. Neste ano, 21 equipes, incluindo a UFSM Futsal – que representa a cidade de Santa Maria – brigam pelo título do torneio chancelado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS). O destaque está na volta ao certame dos campeões mundiais Atlântico, de Erechim, e ACBF, de Carlos Barbosa, após cinco temporadas fora.

Isso só foi possível por conta de uma resolução publicada pela entidade estadual em janeiro, que permitiu o regresso de times à competição na mesma divisão que estavam quando saíram. Ou seja, as agremiações não precisariam começar sua trajetória na Série Bronze e ir lutando pelos acessos – bastava solicitar o retorno. Os esquadrões da elite deste ano devem ser separados igualmente em três grupos, na primeira fase, que começa em abril.

Além da UFSM Futsal e dos tradicionais clubes de Erechim e de Carlos Barbosa, as seguintes equipes buscam o título da Série Ouro deste ano, definida como “a maior de todos os tempos” pela FGFS: Assoeva, de Venâncio Aires; SER Santiago; Sercesa, de Carazinho; São José, de Cachoeira do Sul; SER Triunfo; ATF Pelotas; União Samborjense, de São Borja; Caxias do Sul Futsal; AEJ, de Jaguari; SER Alvorada; Independente, de Lavras do Sul; Riograndense, de Rio Grande; Figueira, de Tupanciretã; ABF, de São Lourenço do Sul; Barcelona, de Júlio de Castilhos; Lyon Gaúcho, de Taquara; Russo Preto, de Não-Me-Toque; e AFA, de São Francisco de Assis. Serão sete elencos a mais em relação a 2023.

Campeões do mundo

Durante as temporadas longe da Federação Gaúcha, tanto o Atlântico quanto a ACBF disputaram a Liga Gaúcha de Futsal, organizada de forma independente pelas agremiações participantes. Em sete edições, os barbosenses conquistaram a taça em quatro e os erechinenses ganharam duas. A outra foi vencida pela Assoeva.

A equipe de Carlos Barbosa acumula, no currículo: três títulos da Copa Intercontinental, cinco da Liga Nacional, três da Taça Brasil e 11 do Campeonato Gaúcho – Série Ouro. Já o time de Erechim venceu uma vez o Mundial e a Liga Nacional, como também triunfou em duas edições da Taça Brasil e quatro da primeira divisão estadual organizada pela FGFS.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo