Dia das Mulheres 2024 – por Elen Biguelini
Dia das Mulheres 2024 – por Elen Biguelini
Mais uma vez chegamos ao 8 de março.
É um dia de presentear mulheres com rosas. Gostamos de receber rosas. Mas gostamos ainda mais de sermos respeitadas.
É devido a isso que algumas mulheres não querem receber flores no dia das mulheres. Algumas de nós sentimos que as rosas apenas servem para cobrir violências, a maquiagem no olho machucado, o presente após uma traição ou agressão.
Outras desejam apenas que os homens não mexam com elas nas ruas. Algumas, querem apenas ser aceitas como mulheres. Outras ainda desejam apenas que valorizemos seus trabalhos.
O movimento feminista muito tem avançado desde que o 8 de março foi instituído. Não tínhamos voto, não tínhamos direito ao trabalho remunerado valorizado (trabalhar, sempre trabalharam, mas não recebiam salário dignou ou era este trabalho considerado como valido pela sociedade).
Mas ainda temos muito por avançar. A verdadeira igualdade salarial. O final do preconceito, das brincadeirinhas como “precisamos é de dia do homem”, ou “tem que ser mulher no volante” em caso de má direção, ou “vai pra cozinha”, … O final da violência contra as mulheres, das esposas que apanham e ficam quietas, das crianças que crescem vendo seus pais baterem em suas mães.
Hoje é sim, dia de receber flores. Mas o que importa realmente são as flores simbólicas: a igualdade, a aceitação, o respeito.
Que no ano que vem tenhamos mais a celebrar e menos a reivindicar.
Feliz dia das mulheres para todas e todes.
(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.