DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Confira os veículos de comunicação da UFSM e saiba de tudo que acontece na Universidade

Setor atua com rádios, emissora de TV, Agência de Notícias e as redes sociais

Por Pedro Pereira (Com Design Editorial de Daniel Michelon De Carli) / Da Agência de Notícias da UFSM

A UFSM, somado ao seu destaque no âmbito acadêmico, tem o compromisso com estudantes, servidores e comunidade geral de informá-los acerca de tudo que acontece nos campi, como também sobre as conquistas da Universidade, pesquisas desenvolvidas e ações realizadas país e mundo afora. Para isso, a Instituição dispõe de diferentes veículos de comunicação próprios, além de marcar presença nas principais redes sociais da atualidade – como FacebookTwitterInstagram e LinkedIn. Veja abaixo os melhores caminhos para saber de tudo que acontece dentro e fora dos campi da UFSM.

Rádios

Disponível tanto na tradicional frequência AM, com a Rádio Universidade 800 AM, quanto na FM, com a UniFM 107.9, as rádios da UFSM apresentam uma vasta grade de programas que visam tanto informar quanto entreter os ouvintes. Pela internet, os interessados podem clicar aqui para ouvir os conteúdos ao vivo.

A Rádio Universidade foi a primeira a ser fundada, no ano de 1968, sendo a quarta rádio universitária criada no Brasil. A UniFM nasceu oficialmente em 2017. Ou seja, há mais de meio século a Universidade se compromete em informar a sociedade acerca de seus objetivos e conquistas através da radiodifusão. Pelo Instagram, é possível acompanhar quem serão os convidados dos programas, bastidores e mais informações sobre as emissoras.

TV Campus

Emissora pública da Universidade, a TV Campus pode ser acessada tanto pelo canal no YouTube, quanto pelo canal 15 da NET Santa Maria – tendo sido a primeira televisão universitária a exibir conteúdo via cabo no Brasil. Recentemente, foi lançado o Vídeo Institucional da UFSM, produzido pela equipe da TV, e que retrata parte das experiências que os estudantes têm nos campi. Além disso, também estão sendo produzidos conteúdos para as redes sociais.

A programação completa da TV Campus pode ser conferida aqui e conta com programas jornalísticos, entrevistas, documentários, variedades, entre outros. Fundada em julho de 1995, a emissora tem como objetivo primordial disseminar todos os acontecimentos e conhecimentos científicos produzidos na UFSM. Os vídeos e reportagens produzidos são de caráter plural e buscam fortalecer os valores e propósitos da Universidade.

Agência de Notícias

A Agência de Notícias da UFSM foi fundada em 1998 e é o setor responsável pela produção e divulgação de notícias e reportagens na página inicial do site da Universidade. As principais pautas tratam dos projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovações realizados na Instituição e tem como fator primordial para redação das matérias, o interesse público.

A equipe da Agência de Notícias também é encarregada de produzir a newsletter da UFSM, que tem a missão de informar os assinantes sobre todos os acontecimentos mais relevantes da semana. Para receber o conteúdo, clique aqui e se inscreva. O setor também atua no desenvolvimento de ações e projetos de Divulgação Científica. Entre eles está a Revista Arco, que desde 2013 atua com foco no jornalismo científico.

Redes Sociais

A UFSM também pode ser encontrada no FacebookX (antigo Twitter)Instagram e LinkedIn. A Unidade de Comunicação Integrada (Unicom) é o setor responsável por comandar as redes sociais da Universidade, produzir conteúdo e desenvolver campanhas e projetos de comunicação institucional.

Criada em 2018, a Unicom é o mais novo dos setores que integram a Coordenadora de Comunicação e é primordial para que a comunicação interna da UFSM esteja alinhada. Ela, assim como a TV Campus, as Rádios e a Agência de Comunicação, são sediadas na Casa da Comunicação – prédio 62B, à frente do Colégio Politécnico.

Atualmente Maurício Dias é o Coordenador de Comunicação e Coordenadoria é vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento. Sugestões de pautas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected] ou [email protected].

Siga e acompanhe!

Redes sociais da UFSM: FacebookTwitter e Instagram

TV Campus: Assista às reportagens!

Rádios UFSM: Ouça aqui!

Agência de Notícias: Leia as matérias!

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Todos com audiencia traço. A melhor propaganda na cidade da ideologia de esquerda é com estes veiculos mesmo. Seguidos de muito perto pelo grupo Diário Vermelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo