DestaqueSanta Maria

LUNETA. Limite para consignados a servidores estaduais, Descarte Legal e a colheita da soja

70 toneladas de peixe vendidos em quatro dias da 32ª Feira do Peixe Vivo

Por Paulo André Dutra

* Servidores públicos estaduais não poderão mais comprometer acima de 35% da remuneração líquida com empréstimos consignados e 5% com despesas do cartão de crédito.

* Publicada em outubro para combater o superendividamento, a nova regra passa a valer nesta segunda-feira (1).

* Ativos e inativos, militares, pensionistas e contratados temporários, inclusive os vinculados a autarquias e a fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, todos os grupos estão atingidos pelo decreto.

* Os estudos sobre o tema estavam em desenvolvimento na Sefaz desde 2015 e foram intensificados em 2019. As alterações na legislação tiveram como base leis da União e de diferentes estados brasileiros.

* O decreto estabelece ainda quais órgãos poderão ser consignatários e os procedimentos para solicitação de canais de consignação, além de prever penalidades para o caso de inobservância das normas.

* Na quinta-feira (28), véspera do feriado, o mutirão do programa Descarte Legal coletou 35 toneladas de bens inservíveis nos bairros Lorenzi e Urlândia e três toneladas de materiais recicláveis.

* Segundo o coordenador setorial da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, Juliano Dalcol, a população foi participativa.

Com exceção dos resíduos recicláveis, todos os outros materiais descartados foram destinados a um aterro sanitário. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

* “O mutirão foi bastante positivo porque conseguimos recolher um número considerável de resíduos que muitas vezes são descartados de forma irregular na natureza, se tornando possíveis pontos de proliferação do mosquito da dengue”.

* 70 toneladas de pescado foram comercializadas nos quatro dias da 32ª edição da Feira do Peixe Vivo, organizada pela Associação dos Piscicultores de Santa Maria (APISM) com apoio da Prefeitura.

* Foram oito pontos de venda. Somente no Largo da Gare, 25 toneladas de peixes foram vendidas.

* Alcança 10% a área de soja colhida nos 35 municípios da regional Santa Maria da Emater. No Estado são 8%, indica o Informativo Conjuntural publicado nesta quinta-feira (29).

* Com a maturação de 33% dos 1.057.652 hectares efetivamente semeados na atual safra, o número deve aumentar com velocidade nos próximos dias, a depender do clima.

* No restante, aproximadamente 6% encontra-se em floração e 51% em enchimento de grão.

* Além da preocupação com a colheita, por conta da possibilidade da perda de produtividade e qualidade de grão colhido no caso de chuva excessiva, ainda há a pressão da ferrugem asiática.

* Ao contrário de anos anteriores, o projeto Monitora Ferrugem indica a presença de esporos da doença disseminada em praticamente todas as principais regiões produtoras de soja na metade norte do Estado, incluindo Santa Maria e entorno.

Presença de esporos da ferrugem asiática em praticamente todo o norte gaúcho. Imagem Programa Monitora Ferrugem / Reprodução

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo