DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Dois anos de Castramóvel e a criação de empregos formais em fevereiro

Eventos transferidos do Centro de Convenções e a Semana da Noz-Pecã

Painel do Caged com os números de geração de emprego em fevereiro em Santa Maria. Imagem Reprodução

Por Paulo André Dutra

* Apesar de se manter no positivo, praticamente se estagnou, em fevereiro, a criação de novos empregos formais em Santa Maria. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo no mês é de 3 vagas.

* É o pior fevereiro desde a implantação do novo sistema do Caged, em 2020.

* Normalmente, o gráfico de Santa Maria acompanha o movimento geral do Rio Grande do Sul. Não foi o caso neste mês.

* No Estado, os saldos de fevereiro (+25.453) e janeiro (+20.288), somados, superaram as perdas de dezembro (-29.490). Na cidade, os postos de trabalho perdidos em dezembro (-405) ainda não foram recuperados nos dois primeiros meses do ano (+224 e +3, respectivamente).

* Agropecuária (-7), indústria (-30), construção (-35) e comércio (-70) ficaram no negativo. O setor de serviço (145) garantiu o saldo positivo.

* Em dois anos de atuação, passam das 2,6 mil cirurgias em cães e gatos realizadas pelo Castramóvel. Em 2024, até o dia 27 de março, foram castrados 297 caninos e 49 felinos.

* Ligado à Secretaria de Meio Ambiente, é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais.

* Uma ação da equipe do Castramóvel no próximo sábado (6), no Calçadão Salvador Isaía, vai marcar os dois anos da sua abertura.

* Em nota, a UFSM informa que o Centro de Convenções passa por uma revisão técnica após o deslocamento de uma placa acústica na plateia no dia 19 de março.

* Com isso, um evento agendado para o próximo final de semana precisou ser transferido para outro espaço. No dia 21, o lançamento do Santa Maria Vídeo e Cinema, marcada inicialmente para o local, acabou ocorrendo no Theatro Treze de Maio.

* A Semana da Noz-Pecã de Santa Maria será de 10 e 14 de junho.

* Reunião entre Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater, Embrapa e Instituto Brasileiro de Pecanicultura (IBPecan) deu início à preparação do evento, com o objetivo de promover o consumo e a especialização sobre a cultura.

* Na programação, ainda não anunciada, estão previstos palestras, workshops, degustação de produtos à base do fruto e um dia de campo.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo