Da Agência Senado / Com notícia, também, em video da TV Senado
Está para ser votada pelo Plenário do Senado uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que diz: “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”. Com isso, se o texto for aprovado, quem for pego com drogas ilegais, em qualquer situação, poderá ser penalizado.
A PEC 45/2023 já passou por 3 das 5 sessões de discussão necessárias antes da primeira votação.
Para ver a notícia, conforme a TV Senado, clique abaixo:
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
O que leva a outro assunto. Medicina é cara e de dificil acesso na Ianquelandia. Remedios também, extremamente caros. Dizem que para compensar os preços do resto do mundo, ianques subsidiariam os lugares onde os governos controlam os preços. Pois bem, no lado mexicano da fronteira existem cidades que vivem de consultorios medicos e famacias. Ianques ‘invadem’. Carteis viram uma ‘oportunidade de negocio’ e começaram a empurrar remedios falsificados nas farmacias. O produto convence, bastante semelhante ao original. A conversa é bastante ‘convincente’, ‘ou coloca o nosso produto na prateleira ou incendiamos a bagaça e matamos quem encontrar’. Os(as) doentes que se lasquem.
O que diferencia o usuario do traficante é o contexto. Obvio. Até mesmo ‘simplesmente usuario’ pode cair num artigo diferente (ao menos na teoria) porque a lei menciona ‘[…] oferecer […] ainda que gratuitamente’.