LUNETA ELETRÔNICA. Vem aí mais um Santa Summit, manutenção de vias da cidade, cozinha comunitária
E ainda: serviços da semana em redes pluviais, incentivo à produção de leite
Por Paulo André Dutra
* Ingressos já disponíveis para a segunda edição do Santa Summit, marcado para os dias 20 e 21 de junho no Mercado da Vila Belga.
* Conforme o diretor executivo do Santa Summit, Gustavo Zimmermann, o objetivo desta edição é impulsionar as iniciativas desenvolvidas no Município e tornar o evento maior. Se em 2023 o público foi de 1,1 mil pessoas, para 2024 espera-se que o número de participantes chegue a 3 mil.
* Quatro eixos norteiam o evento: indústria; comércio e serviços; agritech; e saúde. Outros podem surgir, como educação, empreendedorismo e inteligência artificial.
* A Cozinha Comunitária do Bairro Tancredo Neves é a 10ª a funcionar em Santa Maria. O início das atividades aconteceu nesta quinta-feira (18), com a entrega das primeiras refeições.
* R$ 10 mil investidos em equipamentos para o fornecimento de 1200 refeições por mês na Tancredo Neves.
* Além disso, as cozinhas comunitárias recebem mensalmente itens como arroz, feijão, hortifrúti e proteína animal (frango e ovos) adquiridos de agricultores familiares por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
* Manutenção de rede pluvial, melhorias em ruas asfaltadas e também sem pavimentação no combo de atividades da Secretaria de Infraestrutura divulgado nesta sexta-feira (19) pela Prefeitura.
* Desde quarta-feira (17), uma equipe trabalha na execução da rede de drenagem no cruzamento da Rua Venâncio Aires com a Avenida Liberdade.
* Redes em recuperação também na Rua Rio Grande do Norte (Parque Pinheiro Machado), Alcides Roth (Juscelino Kubistchek), General Agostini (Uglione), João Lenz (Presidente João Goulart).
* No Bairro Nossa Senhora das Dores, limpeza e asfaltamento na Rua Nelson Durand e Travessa Ricardo Schmidt.
* Serviços nas ruas sem pavimentação no Alto da Lorenzi (Lorenzi), Alto da Boa Vista (Nova Santa Marta), Vila Portão Branco (Caturrita), Vila da Gare (centro) e em vias do bairro Divina Providência.
* No interior, trabalho nos distritos de Pains, Palma, Santa Flora e Boca do Monte, além de reforma na ponte da Estrada Gabriel dos Santos Moraes (Palma).
* Publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (19) o decreto assinado pelo governador em exercício Gabriel Souza, em ato no dia anterior, com medidas para combater a falta de competitividade do leite em relação aos produtos importados.
* Prevê a vedação, a partir de 2025, da utilização de benefícios fiscais por empresas que adicionem leite em pó ou queijo importados no processo industrial.
* Produtores entendem que a medida é importante. Porém, sozinha é insuficiente. Cada vez mais famílias se afastam da atividade.
* Segundo o Relatório Socioeconômico da Cadeira Produtiva do Leite, divulgado pela Emater na Expointer 2023, nos oito anos anteriores o número de propriedades vinculadas à indústria caiu 60,8% no Estado.
* Entre os fatores, constam o preço pago pelo litro do leite, apontado por 49,89%, a mão de obra (45,96%), o custo de produção (42,11%) e a dificuldade na sucessão familiar (41,91%).
* Na região, o preço médio do litro de leite pago ao produtor está em R$ 2,04, considerado muito baixo, o que leva à redução do investimento e, consequentemente, da produção.
Summit dá um coice na macega e aparece um monte. Mania da aldeia de copiar outros lugares de forma tosca. O POA Summit deste ano (abril) teve publico anunciado de mais de 20 mil pessoas. Já é copia de um da Espanha . O de Gramado (também abril) teve publico anunciado de 15 mil pessoas. Resumo da opera: mentalidade de cidade interiorana; patotinhas e classe media da aldeia ficam glorificando quermesses por conta da ‘auto-estima’ de uma população que está ‘andando’ para a coisa.