Por Maiquel Rosauro
O PSOL de Santa Maria aprendeu a lição e não vai repetir o erro de 2020, quando Alice Carvalho foi a candidata mais votada à Câmara, com 3.371 votos, mas não conseguiu assumir a vaga porque o partido não ultrapassou o quociente eleitoral daquele pleito: 6.267 votos. À época, a legenda apresentou apenas três candidatos ao Legislativo, que juntos somaram 3.902 votos.
“Essa situação não vai se repetir, vamos apresentar uma nominata completa. A nominata para a Câmara foi a principal tarefa da atual direção. Outro elemento que contribuiu para a nominata completa é a Federação com a Rede Sustentabilidade. Não vai ser por falta de nominata que o PSOL vai estar fora da Câmara”, garante o atual presidente municipal da sigla, Alidio da Luz.
Conforme a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a atual Executiva Municipal do PSOL assumiu o posto em 20 de fevereiro deste ano. O mandato se estende até 2026.
Nesta sexta-feira (26), a legenda terá uma reunião para decidir o pleito de outubro. Na discussão estará uma possível pré-candidatura à Prefeitura. Contudo, a única certeza é sobre o futuro de Alice Carvalho: ela concorrerá novamente ao Parlamento.
“Santa Maria precisa da Alice na Câmara, a atual legislatura demonstrou a falta que faz alguém com a combatividade da companheira”, disse Alidio.
No final do período de janela partidária a legenda apresentou uma novidade, a filiação do influenciador digital Luis Henrique Oliveira – Barbudinho, ex-PDT. Porém, no momento, não está definida qual será sua participação na nova campanha eleitoral.
“(Barbudinho) chega no partido e se coloca a disposição para cumprir a tarefa que o conjunto decidir. Vai ser um privilégio construir uma alternativa com o companheiro”, afirma Alidio.
Abaixo, conheça a Executiva Municipal do PSOL/SM:
Alidio da Luz – Presidente
Vinicius Brasil – Vice-presidente
Alice Carvalho – Primeira Secretária
Juan Zebrowski – Primeiro Secretário de Finanças
Luiz Eduardo da Silva – Primeiro Secretário Geral
Adriana Gomes – Suplente Executiva
Clarissa Alberto – Suplente Executiva
Guilherme Lovatto – Suplente Executiva
Creio ser importante o PSOL ter candidato a prefeito. Estamos cansados dos políticos tradicionais , sempre os mesmos. Chega dos mesmos.