BASTIDORES. Volta das sessões, ponto de coleta e propostas de vereadoras aos atingidos pelas chuvas
Luci Duartes, Marina Callegaro e Helen Cabral mostram seus 'projetos sugestão'
Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria retomam as sessões plenárias nesta terça-feira (7), após a suspensão na semana passada em razão das fortes chuvas. A expectativa é por um anúncio do Poder Legislativo, em conjunto com a Prefeitura, sobre medidas que serão tomadas em auxílio à população impactada pelas enchentes.
Quem for até a Câmara, nesta terça (7), poderá entregar doações para os atingidos pelas chuvas. A Casa abriu um ponto de coleta de donativos. Entre os itens mais demandados, neste momento, estão arroz, feijão, massa, farinha, sal, óleo, açúcar, farinha de milho, água, leite, fraldas, produtos de higiene pessoal e de limpeza, cobertores, toalhas de banho e roupas de cama.
Os produtos podem ser entregues junto à recepção do prédio da Câmara (Rua Vale Machado, 1415, Bairro Centro) de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min; e na sexta-feira, das 7h30min às 13h30min.
Propostas na mesa
As vereadoras Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Marina Callegaro (PT) e Helen Cabral (PT) apresentaram projetos sugestão que buscam auxiliar os santa-marienses que enfrentam as consequências da tragédia climática. São ideias que não serão debatidas em comissões, votadas em plenários e nem irão se tornar leis, já que os parlamentares não podem legislar gerando despesas ao Executivo. Porém, são propostas que podem servir de ponto de partida para que o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) desenvolva projetos de lei.
Luci apresentou uma matéria que institui o Programa de Aluguel Social, que destina um auxílio financeiro temporário – no valor de R$ 500 mensais – para famílias desabrigadas.
Marina resgatou o Programa Municipal de Renda Básica Emergencial, que possibilita um benefício monetário para os habitantes com renda de até três salários mínimos afetados pelas chuvas. A petista já havia apresentado uma ideia semelhante durante a pandemia de covid-19, que inclusive serviu de inspiração para a Prefeitura criar o Auxílio Inclusivo Municipal, em 2021.
Helen, por sua vez, sugere instituir o Programa de Recuperação Emergencial e Auxílio Humanitário. A iniciativa possibilita o pagamento de auxílio por prazo determinado para os atingidos pelas enchentes, estadia solidária e ainda prevê um auxílio à retomada da atividade econômica.
E a vereadora Roberta Leitão não apresentou um projeto para distribuir imagem de parlamentar travestida de Nossa Senhora para inspirar espiritualmente o povo?
Propostas são distribuir dinheiro municipal que não existe. Melhor esperar o governo federal que tem mais recursos.