DestaqueSanta Maria

CHUVA. Corsan anuncia que consegue captar água suficiente para abastecer 80% da população de SM

Empresa mantém 11 caminhões-pipa que atende organizações do município

São 11 os caminhões-pipa utilizados para atender prioritariamente instituições como as de saúde, mas não somente (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Imprensa da Corsan

A Corsan atingiu na madrugada desta terça-feira, 7, a captação necessária para abastecer 80% dos imóveis de Santa Maria, após a construção do sistema de bombeamento emergencial no Rio Ibicuí funcionando plenamente junto com o sistema já existente. Isso está sendo possível com a instalação de bombas que trabalham submersas para bombear a água do rio até a estação de tratamento, sem depender da tubulação que foi rompida. A regularização do abastecimento se dará gradualmente durante todo o dia. Os outros 20% ainda dependem do conserto dessas três tubulações rompidas devido à cheia do rio desde a última terça-feira, 30.

Na manhã desta terça-feira, uma equipe de 35 profissionais continuava a trabalhar no conserto das tubulações. A equipe só conseguiu acesso ao local dos rompimentos da rede na segunda-feira, 6, pois, devido à enchente, o local estava inacessível. Além da equipe, foi necessário para o serviço o uso de três retroescavadeiras, uma escavadeira e um caminhão. Quando o conserto for finalizado, será possível restabelecer o abastecimento em toda a cidade.

Até normalizar o fornecimento de água em Santa Maria, a Corsan segue realizando manobras operacionais na rede para que todos os bairros recebam água de forma alternada. Nesta terça-feira, serão abastecidas as regiões Oeste (Parque Pinheiro Machado, Santa Marta, Jockey Club, Juscelino Kubitchesk, Tancredo Neves e Alto da Boa Vista) e Leste (Km 3, Camobi, Dom Ivo Lorscheister, Leonel Brizola, Zilda Arns, Maringá, São José, Moradas, Jardim Berleze, Santa Brígida) e adjacências. As regiões mais altas desses bairros devem demorar mais tempo para receber a água devido à pressão. 

A Companhia alerta que em alguns locais a água pode estar com a coloração alterada depois que as redes ficaram ressecadas com a interrupção do abastecimento. Essa mudança é causada pelo desprendimento de partículas das paredes das tubulações, e a Companhia está fazendo expurgo nas canalizações para que a coloração da água volte ao normal. 

Caminhões-pipas

Para auxiliar no abastecimento da cidade, a Corsan mantém 11 caminhões-pipas atendendo prioritariamente hospitais, clínicas, condomínios e comércio. Desde a última sexta-feira, 3, a Companhia começou também a atender as comunidade que não têm reservatório, distribuindo água diretamente aos moradores. Nesta terça-feira, 7, o caminhão estaria no CRAS Norte, no bairro Carolina e na área verde dos Altos da Lorenzi. Desde o último domingo, 5, o caminhão já distribuiu água nos bairros Lorenzi, Renascença, Urlândia, Salgado Filho e Passo das Tropas.

Para solicitar o abastecimento por caminhão-pipa ou entrar em contato com a Companhia, os clientes devem utilizar o 0800.646.6444.

Prevenção ao desabastecimento

A Corsan recomenda à população que faça uso consciente da água, sem desperdício, e utilize apenas para tarefas prioritárias. Sem esse cuidado, os locais que estão tendo o abastecimento restabelecido poderão ter falta de água novamente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo