Santa Maria em Reconstrução: somos todos nós cuidando de todos nós – por Jorge Pozzobom
“Precisamos acolher, abrigar e dar dignidade a todos os atingidos...”
Juntos somos mais fortes e a nossa união faz toda a diferença. Desde o dia 29 de abril, quando começaram as primeiras chuvas que atingiram todo o Rio Grande do Sul, o Rodrigo Decimo, nosso vice-prefeito, e eu intensificamos todos os reforços para cuidar ainda mais das pessoas.
Assim que os alertas de temporal foram emitidos, nos reunimos com as forças de segurança para fazer tudo, absolutamente tudo, o que estivesse ao nosso alcance, para que as pessoas fossem protegidas. Infelizmente, aqui em Santa Maria, perdemos cinco vidas e, no Estado todo, há o registro de 161 vítimas.
Lamentamos profundamente as perdas humanas. São 2.339.508 pessoas e 464 municípios afetados pela maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul. E, também por essas famílias enlutadas, não iremos medir esforços para reconstruir as nossas cidades.
Sei que há muito a ser feito e que o trabalho só está começando. Precisamos acolher, abrigar e dar dignidade a todos os atingidos pelos temporais. Entre tantas iniciativas que já estão acontecendo, está o Aluguel Social. Estamos cadastrando pessoas que moram em área de risco para que possam morar em outras casas. O aluguel, cujo valor é R$1.200,00, será pago pela Prefeitura durante um ano. Os cadastros são feitos na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, na Avenida Venâncio Aires, sede da Prefeitura Municipal, de segunda a sexta-feira. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo número (55) 99153-4870, que também é WhatsApp.
Nesta terça-feira (21), demos continuidade ao mutirão do “Recomeçar é Preciso”. Realizado na Escola de Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Oscar Grau, a ação contempla pessoas em situação de vulnerabilidade social que perderam ou tiveram suas documentações danificadas por conta das chuvas. Mais de 200 pessoas já foram atendidas pelo mutirão, que se iniciou no dia 14. Não há custos e a emissão dos documentos pode ficar pronta em até 48 horas.
Embora a prioridade neste momento sejam as vítimas das fortes chuvas, o serviço também está disponível à população que não tem como pagar a renovação de documentos. O mutirão continua no dia 23, na sede do Procon, na Avenida Rio Branco, nº 639; das 10h às 15h; no dia 27, na UBS Estação dos Ventos (Rua da Nira, Bairro João Goulart), das 10h às 15h; e, no dia 29, também na sede do Procon, das 13h30min às 19h30min.
A nossa Campanha do Agasalho começou oficialmente no dia 17, aniversário da cidade, no “ReViva Santa Maria e Abrace o Rio Grande”. Porém, ela já teve início há muitos dias, quando milhares de voluntários se reuniram para levar donativos para quem mais precisa, inclusive vestuário. Porém, com a chegada do frio, nosso pedido, agora, é de, prioritariamente, doações de cobertores, calçados fechados e agasalhos.
E as ações do Executivo Municipal não param por aí. O tempo é de reconstruir. Desde o último sábado (18), os moradores de Santa Maria que possuem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem requerer o Saque Calamidade, com limite de até R$6.220,00, por meio de aplicativo da Caixa, sem precisar ir à agência bancária.
Cuidar das pessoas é a premissa do nosso governo. Não é fácil perder o que se levou praticamente uma vida para construir. Danos materiais nunca são somente materiais. Por isso, o Mutirão Volta por Cima, também se soma a todo esse trabalho. O programa é destinado a ajudar, com repasse de verbas, aquelas famílias atingidas diretamente pelas fortes chuvas e que tiveram as casas alagadas e perdido móveis e outros objetos. Esse atendimento começa na próxima quinta-feira (23), no Posto Central do Cadastro Único (CadÚnico), situado na Rua General Neto, nº 504. Entre os critérios para participar do programa estadual está o de renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da casa, a ser comprovado por meio do CNIS/INSS, CadÚnico ou outros cadastros do governo. Os demais critérios e cronograma desse atendimento podem ser verificados no site da Prefeitura.
Quero passar aqui, ainda, outro atendimento essencial neste momento. O Santa Maria Acolhe, trabalho que oferece acolhimento psicossocial às vítimas das enxurradas e aos voluntários que têm se dedicado a cuidar de quem precisa. Os atendimentos são de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, na Rua Conrado Hoffmann, 277, Bairro Nossa Senhora de Lourdes. Informações pelo WhatsApp (55) 99164-4154.
Reforço que não iremos virar as costas para o nosso Rio Grande do Sul. Santa Maria tem sido cuidada pelo Brasil inteiro e faremos o mesmo pelos municípios vizinhos. Temos muitas outras ações acontecendo e, logo, outras terão início. Sozinho ninguém faz nada. Por isso, é como eu sempre digo: somos todos nós, cuidando de todos nós.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para novo mandato. Ele escreve no site às quartas-feiras.
Observação do Editor: A foto que ilustra o artigo é de autoria de Samuel Marques/Prefeitura de Santa Maria.
Possochato será conhecido no futuro como ‘o alcaide que passava batom em porco’.