DestaqueSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Os acumulados de chuva, programas para os atingidos e os varais solidários

Obra na ESF Roberto Binato, Brique Solidário, placas perdidas na enchente

Acumulados de chuva nas estações hidrológicas do Inmet, Cemaden e Inpe na região central (Reprodução do site do Inmet)

Por Paulo André Dutra

* Mais um dia de chuva intensa na região. Santa Maria chegava a 100 milímetros em 25 horas, no final da tarde.

* Outros municípios da região tiveram altos acumulados. Em São Vicente do Sul, 90 milímetros. Santiago, 87 mm. Nova Palma, 89 mm. Faxinal do Soturno, 88 mm. Rosário do Sul, 83 mm.

* No recorte dos últimos 30 dias, o acumulado se aproxima de 748 milímetros na estação do Cemaden no bairro Lorenzi. Em Faxinal do Soturno, ainda mais impressionantes 843 mm.

* Devido às avarias causadas pelas fortes chuvas, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, no Bairro Juscelino Kubitschek, estará fechada desta sexta-feira (24) até 2 de junho para reforma. Os reparos serão feitos no telhado e em pontos de infiltração.

* Os atendimentos retornam em 3 de junho. Consultas agendadas serão remarcadas.

* Uma equipe será mantida no DTG Marcas do Pampa, aos fundos da unidade, para verificação de pressão arterial, testes rápidos e renovação de receitas.

No período de uma hora, durante a manhã desta quinta-feira, 23, mais de 50 pessoas foram atendidas para cadastro nos programas federal e estadual (Foto Eduardo Ramos/Prefeitura)

* Mutirão de cadastro iniciado nesta quinta-feira (23), pela Secretaria de Desenvolvimento Social, para dois programas voltados à população com moradias atingidas pelas enchentes.

* São o Volta por Cima, do governo estadual, e o Auxílio Reconstrução, do governo federal.

* “Reforçamos que estes auxílios são para quem registra perdas relacionadas à moradia. Aquelas famílias as quais as casas inundaram, que ficaram com problemas na estrutura da casa, que perderam móveis, que precisam reestruturar o local para morar”, destaca o secretário Leonardo Kortz.

* Os atendimentos acontecem no Posto Central do Cadastro Único. Nesta sexta-feira (24), será das 7h30min ao meio-dia e das 13h às 16h30min. Na próxima segunda (27) e terça-feira (28), os atendimentos ocorrem diretamente nos distritos de Santa Maria para os moradores destas áreas. Confira datas e locais.

* Veículos que perderam placas nas enchentes terão isenção da taxa de vistoria para confecção das novas identificações. Porém, a medida só vale para placas no padrão Mercosul, já que sem o sistema não há possibilidade de realizar alterações cadastrais ou de propriedade do bem. 

* Para ter direito à isenção da taxa de vistoria e autorização, o proprietário deve levar o veículo até o CRVA mais próximo. Confira orientações.

Articulação da Prefeitura com o Exército busca destinar roupas através das escolas. Há previsão de queda nas temperaturas em Santa Maria nos próximos dias (Foto Marcelo Oliveira/Prefeirura)

* Os donativos recebidos no CDM tomarão o rumo das diferentes regiões da cidade através das escolas do município. Varais solidários estão sendo organizados pela Secretaria de Educação com apoio do Exército e voluntários.

* Cerca de 55 instituições funcionaram como pontos de distribuição de alimentos e itens de higiene no início do mês, durante o início das chuvas.

* Para o deslocamento das doações, o Exército disponibilizou dois caminhões e cerca de 20 militares que trabalham diariamente na entrega dos donativos nas escolas.

* Domingo tem o Brique da Vila Belga da Solidariedade. Das 15h às 18h30min, além da tradicional feira de produtos, o evento terá pontos de arrecadação de materiais de limpeza e higiene, alimentos não perecíveis, roupas e sapatos de inverno e ração para cães e gatos.

* Terá atrações artísticas em dois palcos. Em caso de chuva, o evento será adiado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo