DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Ações nas ruas e estradas de SM, programas sociais nos distritos, ‘folha’ do Estado

Emater orienta sobre os financiamentos rurais e a imunização contra Covid-19

Por Paulo André Dutra

* Vai ao interior do município o mutirão de cadastramento para os programas Volta Por Cima (estadual) e Auxílio Reconstrução (federal), com foco nas famílias atingidas pelas chuvas.

* Nesta terça-feira (28), equipes estarão em Santa Flora, Passo do Verde e Boca do Monte. Já na quarta-feira (29), estarão em Arroio Grande, Arroio do Só, Palma e Pains. Confira datas e locais.

Recuperação das estradas distritais, pela administração municipal, retorna quando a umidade diminuir (Foto Prefeitura/Divulgação)

* Não tem sábado e domingo para a recuperação da infraestrutura urbana e rural. O trabalho só é interrompido quando a chuva aperta.

* Bueiros com problemas recuperados na Avenida João Luiz Pozzobon (Km 3), nas Ruas Floriano Peixoto (centro), Rio Grande do Norte (Pinheiro Machado), São Dimas e Pedro Santini (Diácono João Luiz Pozzobon) e Helmuth Rohde (Noal).

* Não foi possível levar o maquinário ao interior nesta segunda-feira (27) devido ao excesso de umidade no solo.

* Nos dias anteriores, equipes da Secretaria de Infraestrutura atuaram em pontos críticos nas estradas da Grápia (Santa Flora), da Limeira (Passo do Verde), Canabarro (Boca do Monte), Bela Vista (Arroio do Só); estradas dos Freitas, Perrandos e Pedro Fernandes (Pains); e estradas de Cezar Pina e Parada Link (Arroio Grande).

A vacina da Moderna, contra a Covid-19, substitui a da indústria farmacêutica Pfizer e dos demais laboratórios nas campanhas do Ministério da Saúde (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Galeria na estrada do Rincão dos Flores (São Valentim); passagens temporárias na estrada dos Barbosa (Santo Antão) e do Arroio Lobato (Arroio Grande); e cabeceira da ponte na Travessa Rincão do Soturno (Campestre do Menino Deus) também estiveram no roteiro.

* Nova remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou ao município na sexta-feira (25) e começa a ser aplicada pela Secretaria de Saúde, na sequência da campanha de imunização.

* Começará no UBS Centro Social Urbano (Passo D’Areia), em turno estendido na quarta-feira (29), das 16 às 19 horas. As doses serão destinadas para crianças de 6 meses a 11 anos e para pessoas acima de 12 anos, conforme grupos prioritários.

* A população maior de 5 anos já vacinada e que não faz parte de nenhum grupo prioritário está considerada imunizada.

* O salário de maio dos servidores estaduais será pago na sexta-feira (31), informa a Secretaria Estadual da Fazenda.

* Como foi processada em um ambiente contingencial, a folha incluirá todas as informações registradas no sistema Recursos Humanos do Estado (RHE) até 6 de maio, data em que os sistemas passaram a ficar inoperantes.

* Não estará incluído na folha de pagamento o que não pode ser lançado depois que o sistema ficou indisponível. As pendências serão pagas até 14 de junho, em folha suplementar.

Emater orienta sobre medidas para dar fôlego a produtores rurais (Foto Isadora Rosa/Divulgação)

* Os sistemas do DetranRS para registro de veículos, emplacamento e comercialização de peças usadas voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (27), assim como os serviços de habilitação, realizados pelos Centros de Formação de Condutores.

* A Emater reforça a produtores rurais com operação de crédito rural de municípios em situação de emergência ou calamidade pública, cujo decreto tenha sido reconhecido pelo governo federal até 20 de maio, sobre a possibilidade de prorrogação para 15 de agosto de 2024 do pagamento de parcelas com vencimento entre 1/5 e 14/8.

* Inclui todas as parcelas de custeio e investimento, seja pecuário ou agrícola, em situação de adimplência em 30/4.

* “Não é necessário laudo e, a critério do agente financeiro, pode ser automático ou não. Então orientamos o produtor a procurar o seu agente financeiro”, explica o assistente técnico regional da Emater, Roblein Cristal Coelho Filho.

* Outra norma, emitida em março e com prazo de adesão em 31 de maio, pode beneficiar os produtores de soja, milho e leite com parcelas de financiamento vencidas ou por vencer entre 2 de fevereiro e 30 de dezembro.

* Também beneficia os que tiveram prejuízos decorrentes das questões climáticas ou foram afetados pela queda de preço.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo