DestaqueEsporte

VOLEIBOL. Com 12 times e 140 atletas envolvidos, atração do final de semana é o Festival LGBTQIA+

Jogos acontecem no CDM, no sábado e no domingo, com entrada gratuita

Evento consta no Calendário Oficial de Eventos desde 2022 e acontece neste ano pela 3ª vez (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura/Arquivo)

Por Pedro Pereira / com informações da Prefeitura

Com cerca de 140 atletas participantes, neste sábado (22) e no domingo (23), o Centro Desportivo Municipal Municipal (CDM) sediará a 3ª edição do Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol. Os jogos acontecem nos períodos da manhã e da tarde dos dois dias, a partir das 8h30min, com entrada gratuita para os interessados em acompanhar as partidas. Mais uma vez, a atleta da Superliga Nacional, Tiffany Abreu, será “madrinha” da competição.

Os confrontos acontecem nos ginásios A e D do complexo esportivo e a abertura oficial, com a presença de todos os clubes participantes, acontece às 13h30min do sábado. Ao todo, 12 equipes, de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e separadas em três grupos, brigam pelo título. Confira abaixo as chaves:

Chave A: atual campeão Galáticos (Porto Alegre), Black Belt (Santa Maria), Eagles (Ijuí) e Thunders (Novo Hamburgo)

Chave B: Viva Vôlei B (Santa Maria), Volleyball (Porto Alegre), Battel Force (Canoas) e Fireball (Porto Alegre)

Chave C: Viva Vôlei A (Santa Maria), Green Volley (Porto Alegre), Sparks (Porto Alegre) e Alfa (Cruz Alta)

Na primeira fase, os times disputam dentro dos grupos um quadrangular simples, com os participantes enfrentando apenas uma vez cada rival. Com esta etapa inicial finalizada, à segunda fase avançam os três melhores colocados de cada grupo, como também os três melhores vice-líderes, avançam às chaves superiores – D e E. Já os esquadrões que acabarem nas duas últimas posições vão para as chaves inferiores – F e G -, que é eliminatória.

A chave D será composta pelo 1º colocado A, pelo 2º colocado B e pelo 1º colocado C. Já a chave E terá o 2º colocado A, o 1º colocado B e o 2º colocado C. O modelo se repete, com o modelo “todos contra todos”, para, depois, os dois melhores colocados avançarem às semifinais. O mata-mata acontece na tarde do domingo. Nas chaves inferiores, o 3º colocado A encara o 4º colocado B, enquanto o 3º colocado B encara o 4º colocado A. Para definir as posições finais, os vencedores destas partidas se enfrentam, assim como os perdedores.

Após a decisão do título, serão entregues troféus e medalhas para os times que alcançarem o pódio e o melhor atleta será nomeado o Jogador Mais Valioso do torneio. Parte do Calendário Oficial de Eventos de Santa Maria desde 2022, o campeonato é anualmente realizado em junho para celebrar o Mês do Orgulho LGBTQIA+. O gestor esportivo Jean-Pierre Ávila, que também é responsável pela coordenação das equipes da Associação Voleibol Futuro, promove o Festival.

Ao site da Prefeitura, que apoia o evento, o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, caracteriza o potencial da disputa: “esta competição já iniciou com uma qualidade muito alta, elevando o padrão dos eventos esportivos na cidade. A cada edição, este evento vai evoluindo. Esporte se faz assim, com trabalho em equipe e continuidade. O Festival Internacional LGBTQIA+ de Vôlei é um evento esportivo que está se consolidando e ganhando cada vez mais força”.

Serviço

Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol

Data: sábado e domingo (22 e 23/06)

Local: Centro Desportivo Municipal – Santa Maria/RS

Horários: a partir das 8h30min, nos dois dias

Entrada: gratuita

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo