DestaqueSanta Maria

LUNETA. Mobilização do agro e anúncios do Governo Federal, regularização fundiária, nova sede do Emaet

Mobilização por asfalto na Rua Irmã Dulce, emergência zoossanitária no RS

Por Paulo André Dutra

* Produtores rurais de todo o Estado reuniram-se em Rio Pardo na tarde desta sexta-feira (19) no movimento SOS Agro RS. Eles reivindicam ações efetivas para o setor, prejudicado pela tragédia climática.

* Presente ao movimento, o governador Eduardo Leite, ao lado do titular da Seapi, Clair Kuhn, garantiu que o governo do Estado tem disponibilizado todo o suporte possível para os agricultores.

* No dia anterior, em Porto Alegre, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que nova Medida Provisória para reestruturação do setor deve ser publicada até dia 30 de julho.

* A expectativa da Fetag-RS é de anistia total dos custeios agrícolas da safra anterior.

* Moradores de 24 imóveis na Vila Esperança (Bairro Medianeira) conquistaram a regularização fundiária de seus terrenos. A entrega das matriculas aconteceu na noite de quinta-feira (18).

* Entregaram os documentos o prefeito em exercício, Pablo Pacheco, e o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bittencourt.

* Localizada no entorno das ruas General Osório e Paulo Régis dos Santos Ferreira, a regularização da área é condicionada à intervenção do PAC do Governo Federal. Segundo o secretário, a pasta regularizou 70 áreas e mais de 12 mil matrículas.

* Será apresentada neste sábado (20) a nova sede da Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet). O ato acontece às 16h30 na Rua Silva Jardim, 2141.

* É um espaço provisório, enquanto não é concluída a reforma do antigo Clube dos Ferroviários, na Vila Belga. O Emaet atende 500 alunos em aulas de artes visuais, artes musicais e artes cênicas.

* O asfaltamento da Rua Irmã Dulce, no Bairro Renascença, em Santa Maria, foi pauta de reunião entre o deputado estadual Valdeci Oliveira e o Comandante da 3ª Divisão de Exército, General Paulo Roberto Rodrigues Pimentel.

* O trecho em questão tem aproximadamente 1,5 km e a sua pavimentação facilitaria o acesso aos quartéis localizados no Boi Morto, retirando parte dos veículos da BR-158.

* Segundo o deputado, o assunto foi objeto de conversa com o ministro Paulo Pimenta, que se mostrou favorável à mobilização.

“Interesse conjunto”, disse Valdeci com o General Pimentel sobre pavimentação de Rua Irmã Dulce. Foto Christiano Ercolani / ALRS

* Publicada nesta sexta-feira (19), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, portaria que declara estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul em função da detecção do vírus da Doença de Newcastle em aves comerciais.

* A medida tem prazo de 90 dias e prevê a agilização das ações do plano de contingência, como o abate de todos os animais da propriedade, limpeza e desinfecção, instalação de barreiras sanitárias e demarcação de zonas de vigilância.

* Foram traçados dois perímetros de vigilância, com raios de três e dez quilômetros a partir do foco, informa a Secretaria Estadual.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo