DestaqueEducaçãoSanta Maria

(IN)SEGURANÇA. Ninguém ainda foi preso pelo assassinato dos docentes da UFSM no norte do RS

Universidade decretou luto pelas mortes de Fabiano Fortes e Felipe Turchetto

Professores da UFSM foram mortos durante um assalto a hotel no município de Mato Castelhano, no norte do Rio Grande do Sul

Do Site do Correio do Povo / Texto assinado por Marcel Horowitz, com fotos das Redes Sociais

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) decretou luto oficial após a morte de dois professores, na madrugada passada, durante roubo a um hotel no município de Mato Castelhano, no Norte do estado. Em nota, a instituição prestou solidariedade aos amigos e familiares de Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto, com a paralisação das atividades acadêmicas e administrativas do Curso de Engenharia Florestal, onde os docentes atuavam. Até o momento, ninguém foi preso.

A suspeita é que o assalto tenha sido premeditado pelos criminosos. Isso porque, de acordo com a Brigada Militar, os responsáveis pelo crime seriam dois homens que estavam hospedados no estabelecimento. Ambos deram entrada na noite de quarta-feira, após chegarem ao local em um Fiat Uno roubado e com placas clonadas. O veículo foi abandonado em frente ao hotel, sendo apreendido nesta manhã.

Próximo às 4h11min, a dupla teria ido ao restaurante da hospedagem e anunciado o roubo aos presentes. Os dois professores e um grupo de alunos teriam chegado no local momentos depois, quando se depararam com um dos assaltantes na porta do estabelecimento. Alguns deles conseguiram fugir, mas outros acabaram sendo rendidos.

Os reféns, entre eles os dois professores, foram obrigados a deitar no chão. A proprietária do hotel foi amarrada e levada para um cômodo separado, onde foi forçada a transferir valores via Pix.

A sequência de acontecimentos ainda não está clara mas, de acordo com registros do 3º Regimento de Polícia Montada (3º RPMon), as duas vítimas teriam sido baleadas e mortas no momento em que tentavam se levantar do chão. Quando os militares chegaram no local da ocorrência, os bandidos já tinham fugido. Eles teriam embarcaram em um Ford Fusion Preto para se evadir da cena do crime.

Conforme a UFSM, os docentes estavam no município para uma viagem de estudos. Eles e mais um professor acompanhavam um grupo de 15 estudantes do curso de Engenharia Florestal para uma visita de campo à Floresta Nacional de Passo Fundo, que fica em Mato Castelhano. A excursão era parte da disciplina de Práticas Florestais.

Quem são as vítimas

Felipe Turchetto tinha 35 anos. Ele possuía graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria Campus Frederico Westphalen, além de mestrado e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Foi professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Cachoeira do Sul, e no Departamento de Engenharia Florestal, na UFSM Campus Frederico Westphalen. Atualmente era professor adjunto no Departamento de Ciências Florestais. Somava experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Manejo de Florestas Nativas, Silvicultura e Estatística Experimental.

Fabiano de Oliveira Fortes, tinha 46 anos. Possuía graduação e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria e, atualmente, era professor Associado I da instituição. Tinha experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Processos e Métodos de Mensuração Florestal e Experimentação Florestal.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo