CIDADE. Parque da Medianeira vira espaço público e a Prefeitura vai investir R$ 1,5 milhão em melhorias
Termo de parceria assinado nesta quinta; obra será concluída em até 180 dias
Por Diniana Rubin (com Foto de Marcelo Oliveira) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, assinou um termo de parceria com a Arquidiocese de Santa Maria para a realização de melhorias no Parque da Medianeira. O café da manhã seguido do ato ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º), no Salão Mater Dei, localizado no Parque. Com o termo, o Parque da Medianeira torna o espaço público e com acesso aberto à comunidade, e receberá adequações na infraestrutura com segurança, iluminação, banheiros, pista de caminhada e corrida e pracinha para as crianças. A empresa responsável pelos serviços é a BK Construções. O investimento do Executivo Municipal é de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios. As obras iniciam na próxima semana e o prazo é de 180 dias úteis para a conclusão.
O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, conduziu o momento informal, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de mais esta importante parceria para a cidade, principalmente em benefício à qualidade de vida da comunidade.
“Este termo que assinamos é para municipalizar o Parque da Medianeira, isto é, no sentido de torná-lo público, com acesso aberto e de qualidade para as pessoas de todas as idades, seja para a prática de esportes ou simplesmente como local de lazer e cultural. Sabemos, também, que a Romaria da Medianeira cresceu, e a cada ano, mais e mais fiéis vêm até Santa Maria fortalecer a sua fé. Estamos muito lisonjeados porque a parceria será um novo momento no Parque da Medianeira e para Santa Maria. Ter um local seguro com pista para corrida, caminhada, hidratação e banheiro é um incentivo para todos nós. Toda comunidade ganha com isso”, reforçou o secretário Gilvan.
O prefeito Jorge Pozzobom comemorou a assinatura da parceria. Adepto do esporte, lazer e cultura, ele recordou que há mais de um ano e meio faz exercícios físicos e sabe da necessidade do Município em oferecer áreas públicas seguras para quem treina corrida para competições e faz caminhadas, por exemplo.
“A corrida de rua é o esporte que mais cresce no país. Vamos trazer uma grande vida para o Parque que será revitalizado. É uma cooperação com o Parque da Medianeira para que ele seja municipalizado, assim, a população terá mais uma área de esporte e lazer. Além dessa notícia, lembramos das nossas quadras no Parque Itaimbé, entregues no final de junho deste ano, e também a obra para a construção da primeira pista de skate pública e coberta do Estado, que começou a ser feita nesta semana no Centro Desportivo Municipal (CDM). Falar de esporte e lazer é investir em saúde, e isso me deixa muito à vontade e satisfeito com o avanço que estamos trazendo para nossa querida cidade”, destacou o prefeito.
Reiterando o compromisso do Executivo Municipal com a Arquidiocese e com a comunidade santa-mariense, o vice-prefeito Rodrigo Decimo agradeceu a parceria de cooperação.
“O Parque da Medianeira é um local que sempre esteve à disposição da população. A partir de agora, será ressignificado com a obra que vai ampliar o espaço para o esporte e o lazer. As famílias poderão vir até o Parque com os filhos no final da tarde, no final de semana, e aproveitar este ambiente que proporciona o contato com a natureza. A construção da pista e de todas as melhorias vêm somar com muitas outras obras de infraestrutura que estão em andamento em Santa Maria. E lembrando que exatamente daqui um mês ocorre a nossa Maratona, ainda dá tempo para se inscrever e participar. A evolução é mais plena com parcerias. Por isso, muito obrigada, Dom Leomar, pela parceria nesta melhoria que vai transformar o parque”, falou o vice-prefeito, Rodrigo Decimo.
Para o arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, é motivo de muita satisfação essa parceria que vai trazer ainda mais oportunidade de convivência entre as pessoas que usufruírem do Parque da Medianeira.
“É um momento de alegria para nós da Arquidiocese, e para Santa Maria que realiza a Romaria da Medianeira que é o maior evento católico da cidade e do Estado. Assim que cheguei em Santa Maria, senti a necessidade de um espaço de convivência para a comunidade. Estas melhorias vão atrair mais potencial ao turismo na cidade. Vamos fazer um museu da Romaria, e em breve teremos a livraria e a cafeteria no entorno do Parque. Se não tivéssemos a parceria da Prefeitura, demoraria muito mais tempo para que este projeto se concretizasse. Queremos que este espaço seja aberto para receber as pessoas de todas as religiões. É importante destacar que devemos cuidar da espiritualidade, pois corpo, mente e alma se integram. E aqui é um local de espiritualidade que vai agregar o esporte, o lazer e a cultura.
A formalização contou com a presença do procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, do chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, e do secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães. Acompanharam a assinatura o pároco da Basílica da Medianeira e Reitor do Santuário de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, Padre Cristiano Quatrin, a arquiteta Bianca Munaretto, os diretores da BK Construções, Bernardo e Bruno Brondani, e o gerente comercial Brita Pinhal, Alexandre Brasil. Representando o Poder Legislativo esteve o vereador Juliano Soares. As assessorias esportivas da cidade estiveram representadas pela GOFit, PROElite e Ítalo Ribeiro.
Maquina publica em campanha.