Por Lenon de Paula (com Fotos de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Para celebrar o rico potencial da literatura, da arte e da educação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou nesta sexta-feira (23), no Theatro Treze de Maio, a abertura oficial da 51ª Feira do Livro de Santa Maria. Consolidada como um dos maiores festivais de cultura, arte e literatura da América Latina, a Feira do Livro ocorre até dia 7 de setembro com uma programação ampla e diversificada, que inclui a participação de autores nacionais renomados e uma variedade de espetáculos adequados para todas as idades, gostos e gêneros.
“A Feira do Livro, um dos maiores eventos literários e culturais do Estado, nos enche de orgulho por promover a intelectualidade da nossa Cidade Cultura. Essa é uma noite para celebrarmos e agradecermos. Parabéns aos homenageados e a toda comissão organizadora, que por mais um ano perpetuam e disseminam a literatura, a arte e o conhecimento”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom durante a solenidade de abertura.
Esta edição marca o início de uma nova era para a Feira do Livro, em que a Praça Saldanha Marinho revitalizada é o cenário principal dos estandes e atrações. De domingo a sexta-feira, a programação ocorre das 13h30min às 19h30min. Já nos sábados a Feira do Livro inicia mais cedo, das 10h as 19h30min. As atividades são gratuitas e a programação completa pode ser acessada aqui. Enquanto espaço de reconhecimento e visibilidade, a Feira do Livro terá, nesta edição, mais de 270 obras lançadas. Confira os dias e horários de cada lançamento aqui.
“Nesse que é um festival da cultura e da literatura, nos propomos a democratizar o acesso à cultura e às artes. Desde maio, mais de 50 escolas receberam atividades da Feira do Livro. Lemos com e para as crianças, sobretudo escolas da periferia e escolas rurais em todos os distritos. Aproximadamente 300 crianças do ensino fundamental participaram de oficinas no EduTech em junho. A partir de hoje, temos 16 espetáculos aqui neste palco, 5 contações de histórias no Coreto, atividades no palco infantil, e quase o dobro de lançamentos do ano anterior. Que todos tenhamos uma excelente Feira do Livro”, pontuou a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
Homenageados
Esta edição da Feira do Livro tem como patronesse a professora titular de Linguística do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, Amanda Eloina Scherer. O professor homenageado é Enio Guerra, que por anos lecionou no Curso de Música da UFSM e atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM. Na solenidade de abertura, cada um deles falou ao público e recebeu um quadro como presente da comissão organizadora. Já a homenageada póstuma é a professora, escritora e pesquisadora Aristilda Rechia. Saiba mais sobre os homenageados aqui.
Atrações
Apesar da solenidade de abertura ter iniciado às 18h, a programação da Feira do Livro iniciou às 14h30min com a exibição do espetáculo infantil “Como Reconhecer uma Bruxa?”, realizado pelo Grupo Contra-Regras no Theatro Treze de Maio. Em referência à professora Aristilda Rechia, homenageada póstuma da 51ª Feira do Livro de Santa Maria, a banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos de Santa Maria (EsFAS) da Brigada Militar abrilhantou o público com uma apresentação musical na Praça Saldanha Marinho. Além de ser ex-docente, Rechia também escreveu o hino da instituição.
O coreto da Praça Saldanha Marinho recebeu a intervenção cultural do projeto “1ª Feira de Literatura da Biblioteca Municipal”, no Coreto da Praça Saldanha Marinho. A criançada também foi convidada a ouvir atentamente a apresentação do conto de origem indígena intitulado “A Onça e a Cutia” e proposta de “Cultura Sonora Indígena” com prática de música e ritmo com dois instrumentos musicais tradicionais de origem indígena: o maracá e o pau de chuva.
Durante a semana, os espetáculos infantis são destinados às escolas de Santa Maria e região. Aos finais de semana, os espetáculos infantis são voltados à comunidade,sendo necessário a retirada de ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade. Todos os espetáculos infantis podem ser conferidos aqui.
Livro Livre
Após a cerimônia de abertura, a escritora, educadora e roteirista Janine Rodrigues estreou o consagrado espaço de conversa com ilustres personalidades, o Livro Livre. Empreendedora e empresária, Janine é fundadora da Piraporiando, organização que atua em prol da educação antirracista e de equidade de gênero em escolas e empresas. Autora de sete livros, começou a escrever aos 8 anos. Também é autora de quatro peças teatrais. Foi eleita pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) uma das maiores lideranças em diversidade e educação da América Latina e Caribe; e pela Forbes uma das 12 pessoas negras inovadoras que estão elevando a educação no Brasil e uma das 13 mulheres que usam a tecnologia para mudar o mundo.
Confira todas as atrações do Livro Livre aqui.
Para conferir outras fotos da solenidade, clique aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.