CulturaDestaque

ARTE. UFN recebe mostra de Victor Hugo Cecatto, fotógrafo e designer hoje radicado no Rio de Janeiro

É a exposição VH_2024.JPG, que divulga espetáculos da cena cultural carioca

Por Victor Hugo Cecatto: obras que mesclam fotografia e design gráfico. Do autorretrato à atriz Julia Lemmertz (Fotos Divulgação)

Com informações e texto da assessoria de imprensa do evento

Victor Hugo Cecatto traz a Santa Maria uma exposição inédita com obras que mesclam fotografia e design gráfico. A maioria das imagens da exposição intitulada VH_2024.JPG foi criada para divulgar espetáculos produzidos na vibrante cena cultural carioca.

VH, como é conhecido no meio artístico, é natural de Palmeira das Missões, de onde saiu aos 17 anos. Estudou Comunicação Visual na UFSM na segunda metade dos anos 1980, período em que se dedicou especialmente à fotografia, que, na época, era analógica e predominantemente em preto e branco. Ainda como estudante, já desafiava as técnicas e gostos vigentes para criar imagens surpreendentes que, hoje, poderiam parecer manipuladas digitalmente, mas eram, na verdade, fotografias em que ele explorava ao máximo os recursos convencionais.

Trabalhou em Los Angeles de 1989 a 1992, quando fez cursos de fotografia e computação gráfica na Universidade da Califórnia. Ao retornar ao Brasil, morou em Porto Alegre até 1998. Desde 1999, está radicado no Rio de Janeiro, onde é requisitado por agentes culturais para produzir fotos e design gráfico para divulgação de espetáculos de abrangência nacional e ainda registros de palco. Além disso, desenvolve capas de livros, estampas para moda e imagens para cenografia.

Unindo fotografia e design gráfico, Victor Hugo cria imagens de grande impacto e expressividade. Mas esse não é um processo linear como costuma ser. Não há um designer que encomenda fotos a um fotógrafo, nem um fotógrafo que entrega fotos para um designer finalizar o projeto. Trata-se do mesmo criador, que ora parte da foto, ora parte do conceito gráfico, fundindo os dois ofícios em um só resultado.

Entre os retratados estão figuras consagradas como o diretor Gerald Thomas, o músico Lulu Santos, o jornalista e compositor Nelson Motta, e as atrizes Camila Morgado, Julia Lemmertz, Letícia Sabatella e Nanda Costa. Além de 24 imagens em grandes formatos, a exposição conta com peças gráficas impressas, programas de espetáculos, folders, capas de livros e um conjunto de selos criados para os Correios.

A curadoria da exposição foi realizada por Ricardo da Silva Mayer, designer gráfico e mestre em Patrimônio Cultural pela UFSM. Ricardo e Victor Hugo foram colegas na graduação em Comunicação Visual, curso que deu origem ao atual Desenho Industrial.

Realizar a exposição na sala Angelita Stefani (IMAS) da Universidade Franciscana (UFN), que mantém cursos como Design, Moda, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo, é uma oportunidade de trazer a Santa Maria essa produção de grande qualidade e relevância, conectando-a diretamente com a comunidade da instituição e o público externo.

Sala de Exposição Angelita Stefani – IMAS

Universidade Franciscana – UFN
Rua Silva Jardim, 1175 – Sala 114 – Prédio 14

Conjunto III – Próximo à igreja do Rosário

Santa Maria / RS

Abertura: dia 04 de setembro de 2024 às 17 horas

Visitação até dia 01 de outubro.

Dias e horário de funcionamento:

Terças e quartas – das 8:30 às 12h e das 13:30 às 17:30

Quintas – das 8:30 às 12h

Sextas – das 13:30 às 17:30

Instagram: @sala.imas / @victor_hugo_cecatto

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo