Artigos

Maria Cleofa da Silva (1786 – após 1828) – por Elen Biguelini

Maria Cleofa nasceu em 14 de junho de 1786 em Conceição da Barra de Minas, Minas Gerais. Filha de José Ferreira da Silva (?-1810) e Maria Cleofa Bueno (1747-1824). Pode-se concluir que a família era de militares, visto que dois de seus irmãos eram tenentes, um alferes, e um padre. Isto demonstra que todos os homens da família pretendiam carreiras que garantissem sua liberdade econômica, mas que também demonstravam que sua família não era destituída.

Casou-se três vezes. Primeiramente com o Alferes Brás Freire de Siqueira (circa 1758-1815) em 2 de fevereiro de 1806. Segundo o inventário deste, Maria Cleofa tinha 5 filhos pequenos, de idades entre 8 e 1 anos. Ele deixou uma fazenda em “Catão do Rio Pardo”, e a fazenda onde morava sua viúva, chamada “Fazenda da Lagoa Verde da Aplicação da Conceição da Barra”, em São João del Rei.

O segundo casamento foi entre 1815 e 1819, visto que seu segundo marido, o Capitão Manoel Ferreira Leite (1766-1819) faleceu em 15 de maio de 1819. Com Manoel Ferreira se para Resende, no Rio de Janeiro, onde Manoel veio a falecer. O inventário de seu primeiro marido apresenta esta informação, por parte do filho natural de Brás Freire da Siqueira.

Neste mesmo local, voltou a se casar por terceira vez, com Manoel da Silva Soares (?-?), que era alferes, assim como seu primeiro marido.

No final de sala vida morava em Resende, Rio de Janeiro.

Obra:
“Requerimento pedindo anulação de uma portaria expedida contra a suplicante”. Rio de Janeiro. Off. de Silva Porto & Cª”. 1828. Este documento encontra-se na Biblioteca Nacional.
Infelizmente não tivemos acesso a esta obra.

Fontes:
Nascimento da filha Humiliana em junho de 1806_ “Brasil, Minas Gerais, Registros da Igreja Católica, 1706-1999”, , FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XMV-LD7N: Tue Jul 09 09:01:28 UTC 2024), Entry for Atto José = Humiliana and Joze de Sou, junho de 1806.
Inventário do primeiro marido: http://www.projetocompartilhar.org/DocsMgAF/BrasFreiredeSiqueira1815.htm

Referências:
Genealogia da família. Acesso via: https://www.geneaminas.com.br/genealogia-mineira/restrita/enlace.asp?codenlace=1470341

(*) Elen Biguelini é doutora em História (Universidade de Coimbra, 2017) e Mestre em Estudos Feministas (Universidade de Coimbra, 2012), tendo como foco a pesquisa na história das mulheres e da autoria feminina durante o século XIX. Ela escreve semanalmente aos domingos, no Site.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo