LUNETA ELETRÔNICA. Desfile tradicionalista, alerta de temporal e orientações para os efeitos da fumaça
Docentes da UFSM homenageados no campus e duas obras em ruas da cidade
Por Paulo André Dutra
* O Inmet emite alerta da cor laranja (imagem ao lado) para possibilidade de tempestade entre 8 horas de quinta-feira (19) e 10 horas de sexta-feira (20) em boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Santa Maria.
* Aponta possibilidade de chuva forte e concentrada (entre 50 e 100 mm por dia), ventos entre 60 e 100 km/h e queda de granizo.
* Junto a isso, deve aumentar a concentração de fumaça das queimadas amazônicas no céu gaúcho.
* Segundo o site IQAir, na sexta-feira a qualidade do ar pode chegar a 124 IQA, considerado não saudável para grupos sensíveis. Na tarde desta quarta-feira (18), o índice era bom, com 40 IQA.
* A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nota técnica nesta terça-feira (17) para cuidados quanto ao comprometimento da qualidade do ar e orientações a gestores e profissionais de saúde dos municípios.
* Dentre elas: beber mais líquidos, evitar atividades ao ar livre e manter portas e janelas fechadas. O uso de máscaras deve ser avaliado individualmente, principalmente a pessoas condições crônicas. Em caso de sintomas, buscar atendimento de saúde.
* Com ou sem chuva, as cerca de 30 entidades tradicionalistas cruzam a Avenida Medianeira na manhã de 20 de setembro.
* O Desfile Tradicionalista começa às 8 horas, entre Avenida Ângelo Bolson e Rua General Neto. Primeiro a cerimônia de hasteamento das bandeiras, seguida pelo desfile, que deve se encerrar em torno das 13 horas.
* Mudanças no trânsito estão previstas para a região a partir das 7 horas, com bloqueios de vias. Linhas de transporte coletivo terão alterações.
* É a segunda vez que as atividades acontecem desde 2020, quando a pandemia impossibilitou eventos públicos até 2021. Em 2023, o cancelamento ocorreu devido às enchentes no Vale do Taquari.
* Está em andamento a manutenção na pavimentação asfáltica na via Capitão Vasco Amaro da Cunha, entre as rodovias BR-158 e BR-287, no Bairro Pinheiro Machado.
* O trabalho teve início na terça-feira (17) e continua até a sua conclusão. O local está sinalizado.
* Com a sinalização viária concluída, está liberada a obra na Rua Maria Francisca da Conceição (Duque de Caxias). O trecho entre Orlando Fração e Carlos Uhr recebeu drenagem pluvial, pavimentação asfáltica e meios-fios.
* Iniciada em janeiro, teve investimento de R$ 349 mil, com R$ 320 mil de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT) e o restante como contrapartida do município.
* Autoridades da UFSM, comunidade acadêmica, familiares e amigos dos professores Fabiano de Oliveira Fortes e Felipe Turchetto participaram de uma homenagem na manhã desta quarta-feira (18) no jardim da biblioteca setorial do Centro de Ciência Rurais.
* Ambos foram mortos durante assalto em um hotel no município de Mato Castelhano durante viagem de estudos com alunos do curso de Engenharia Florestal.
* Houve o descerramento de uma placa e o plantio de dois louros-pardos, “representando a continuidade de seus legados”, como diz a publicação do CCR.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.