DestaquePolítica

ELEIÇÕES. Primeiro turno termina com a divulgação de pesquisas incompletas e números questionáveis

Gráficos omitem parte das intenções de votos dos eleitores santa-marienses

Por Maiquel Rosauro

As candidaturas de Roberta Leitão (PL), Giuseppe Riesgo (Novo) e Rodrigo Decimo (PSDB) à Prefeitura de Santa Maria divulgaram, nos últimos dias, dados incompletos de pesquisas de intenção de votos. Cada candidato procura mostrar que é o único capaz de vencer Valdeci Oliveira (PT) em um eventual segundo turno.

Na quinta-feira (3), Roberta divulgou em suas redes sociais um gráfico proveniente da pesquisa do Instituto Gaúcho de Pesquisas de Opinião (Igape), registrada no TRE/RS sob o número 06.581/2024. O post mostra Valdeci com 29,3% das intenções de voto; Roberta com 25,7%; Decimo com 19,7%; Riesgo com 7,7% e Paulo Burmann (PDT), com 2,4%. O somatório dos percentuais é 84,8%. Não é informado onde estão os outros 15,2%.

Conforme o post, a pesquisa foi feita entre os dias 29 e 30 de setembro, com 700 entrevistados. A margem de erro é de 3,7% e o nível de confiança é de 95%.

Decimo, nesta quinta (3), divulgou um gráfico oriundo da pesquisa do Instituto Amostra, registrado no TRE-RS sob o número 01388/2024. O post mostra Candidato com 37%; Decimo, com 17,8%; Candidato com 8,3%; e Candidato com 3,2%. O somatório dos percentuais é apenas 66,3%. A publicação não informa a intenção de voto de 33,7% da amostra.

O post indica que a pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro, ouvindo 600 pessoas. A margem de erro é de 4,08% e o nível de confiança é de 95%.

Nesta sexta (4), Riesgo publicou um gráfico onde Valdeci possui 36% das intenções de voto; Roberta, 17,8%; Riesgo, 17,5%; e Decimo, 15%. O somatório é 86,3%. A intenção de voto de 13,7% da mostra não é divulgada. Os números são oriundos da Studio Pesquisas, que registrou o levantamento no TRE-RS sob o número RS-09493/2024.

O post informa que a pesquisa foi feita na quinta (3), com 400 eleitores. A margem de erro é de 4,9% e o nível de confiança é de 95%.

Frente a tantas pesquisas com números contestáveis, Burmann ridicularizou a situação ao divulgar um gráfico onde Riesgo, Roberta e Decimo estão com percentuais absurdos.

“Eis o resultado das pesquisas para o primeiro turno das eleições de Santa Maria. Tá vendo como é fácil cair em Fake News? Cuidado com as pesquisas fraudulentas”, publicou o pedetista.

O Site entrou em contato com as campanhas de Riesgo, Roberta e Decimo e solicitou uma cópia dos dados completos das pesquisas. As candidaturas de Riesgo e Decimo afirmaram não possuir a íntegra dos estudos. A candidatura de Roberta disse apenas que não enviaria os dados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo