CulturaDestaque

CULTURA. Cinema gaúcho é destaque na Argentina

21º Festival Oberá foi realizado entre os dias 9 e 12 de outubro

Cine Teatro Oberá, na Argentina. Foto Divulgação

O cineasta gaúcho, Otto Guerra, é o grande destaque no 21º Festival Oberá em Cortos, um dos mais tradicionais e conceituados festivais de cinema do norte da Argentina, que aconteceu entre 9 e 12 de outubro.

Otto foi homenageado no festival argentino pelo conjunto de sua obra, realizou uma oficina de animação para profissionais e estudantes de cinema e ainda teve uma de suas mais famosas produções de animação, “Até que a Sbórnia nos separe”, exibida no último dia do evento com direito a aplausos de pé por uma plateia lotada do Cine Teatro Oberá.

Dois outros curtas-metragens que trazem a assinatura de diretores e roteiristas gaúchos também foram bastante aplaudidos no festival de cinema de Oberá.

O primeiro é “Gumersindo Saraiva – A Última Batalha”, com direção e roteiro dos santa-marienses, Ricardo Ritzel e Marcos Fabricio. O documentário resgata a participação do mais famoso general maragato na Revolução de 1893 e a inusitada ajuda que os revolucionários tiveram para que o corpo de Saraiva não se tornasse um troféu de guerra da Ditadura Castilhista.

Além de Ritzel e Fabricio, o curta histórico traz também outros nomes de Santa Maria em sua ficha técnica: a atriz Vera Mesquita interpreta a heroína rio-grandense, Apolinária Cardoso de Souza, Rogério Rocha Lobato é a voz da narração, Erick Cabrera colocou seu nome na montagem e edição, Lucas Cauduro e Rodrigo Fortes são os responsáveis pela fotografia, além da participação de atores e figurantes bossoroquenses e porto-alegrenses, como os Cavaleiros da Paz, grupo de cavalgadas que percorre antigos caminhos de guerra em tempos de paz.

O cineasta gaúcho, Otto Guerra, no Cine Teatro Oberá junto com sua esposa e filho, foram até a Argentina para serem homenageados pelo conjunto da obra. Foto Divulgação

Oberá em Cortos 2024 é o quarto festival internacional de cinema que o documentário sobre o general Gumersindo participa (SMVC 2022, Festival Internacional de Cine de Santa Ana de Guácaras, Corrientes 2022, Festival Internacional Del Cine Documental Del Uruguay 2023) além de mais de 40 exibições em cidades gaúchas, uruguaias e argentinas.

A outra obra cinematográfica rio-grandense que teve ótima aceitação no festival de Oberá foi a animação “Posso Contar nos Dedos” com roteiro assinado pelo santa-mariense Rubens Fabricio Anzolin e pela porto-alegrense, Vitória Kaminski, que também dirige a obra.

A animação vem conquistando plateias desde sua estreia, em 2023, como trabalho de conclusão do Curso de Cinema da Universidade Federal de Pelotas, passando com louvor por várias mostras especializadas brasileiras, participando da seleção competitiva de vários festivais em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além de receber os prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Montagem no Festival de Cinema de Gramado 2024, arrebatando a plateia no mais famoso e tradicional festival de cinema brasileiro realizado nesta cidade da Região da Serra do Rio Grande do Sul.

Além destes, outras duas obras gaúchas participaram da festa cinematográfica na Argentina: o curta-metragem “Magnética”, de Marcos Arruda e o longa-metragem, “A Transformação de Canuto” de Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho.

O festival de cinema de Oberá é realizado anualmente na Província de Misiones, Argentina, e é referência no cinema regional sul-americano, produzido e realizado longe das grandes capitais, tendo uma expressiva participação de trabalhos vindos do norte da Argentina, do sul do Paraguai, sul do Brasil e ainda do Uruguai.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo