Da Equipe Maria Cult / Assessoria de Imprensa do Evento
No dia 3 de novembro, o Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter se transformará no coração da música e da cultura durante a 1ª edição do Festival Armazém, que ocorrerá das 10h às 22h. Com entrada gratuita, a iniciativa promoverá atrações musicais que irão destacar artistas locais e oferecer uma plataforma para a cena independente de Santa Maria.
O festival contará com uma programação musical diversificada, reunindo artistas locais de destaque, incluindo o Montero Trio, que apresentará uma proposta de música instrumental com influências brasileiras e internacionais; Gabro Demais, que trará novas interpretações de suas composições; MC Leti, conhecida por sua habilidade em transformar vivências em versos; e Lapax, que promete agitar o público com uma mistura de gêneros como Disco, House, Breakbeat, Acid, Indie Dance e Techno.
“A nossa preocupação com os artistas locais é imprescindível. O Festival Armazém foi criado, também, para oferecer a eles, de forma construtiva, um palco onde possam expressar sua arte, em um espaço orgânico e popular. Juntamos estrategicamente diferentes estilos musicais para que ressoem entre si, além de oferecer suporte com oficinas de mentoria e capacitação”, salienta Edson Kah, idealizador da Rádio Armazém e produtor do festival.
Além das apresentações musicais, o Festival Armazém oferecerá oficinas de capacitação – abertas ao público – visando estimular a criatividade e o desenvolvimento dos participantes: “Armazém Mentoria Artística”, ministrada por Edson Kah e Atílio Alencar. “Soluções Práticas em Cenário e Figurino”, conduzida pela cantora e artista visual Evelíny Pedroso; e “Autoprodução e autopromoção de artistas independentes”, com o publicitário Lucas Barbará Guillande.
Feira de artesanato e gastronomia
Os visitantes poderão explorar ainda uma feira de artesanato e gastronomia que reunirá produtos e sabores locais, a fim de destacar o potencial da economia criativa e solidária da cidade. A feira contará com a participação dos coletivos Feirão Colonial, Feira Feito por Mulheres, Brique da Vila Belga, Feira Velha Roupa Colorida, Ateliê Griô e Coletivo de Brechós Pura Traça, Associação Artesãos do Coração do Rio Grande, Feiarte, Feira Juntas para Crescer, Feira Costurando Sonhos e Feira DAV. A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também é parceira do evento, através da Pró-reitoria de Extensão e da Incubadora Social. Ambas levarão projetos e marcas para exposição na feira do Festival Armazém.
“Santa Maria é a capital latino-americana da economia solidária. Queremos oferecer ao público do festival uma enorme variedade de produtos feitos por pequenos empreendedores, artesãos e cozinheiros da cidade, bem como uma grande variedade de brechós. Para somar no quesito ‘mostrar Santa Maria’, temos uma parceria com a UFSM, que, através da Pró-reitoria de Extensão e da Incubadora Social, vai levar ao Festival Armazém diversos projetos para que sejam apresentados à comunidade”, comenta Paola Matos, uma das produtoras da ação.
A ação contará também com medidas de acessibilidade, como intérpretes de LIBRAS nas oficinas e shows, pranchas de comunicação à disposição, áreas de descanso para idosos, gestantes, pessoas neurodivergentes e com mobilidade reduzida, além da disponibilização de cadeira de rodas.
O Festival Armazém é um projeto contemplado pelo Edital SEDAC/LPG nº 09/2023 – Edital de Concurso Arranjos Colaborativos e Criações Funcionais, realizado pela Rádio Armazém com a produção e gestão de Edson Kah, Erick Corrêa e Paola Matos.
Serviço:
O que: 1ª Edição do Festival Armazém
Data: 03 de novembro de 2024
Local: Centro de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, Santa Maria
Horário: 10h às 22h
Entrada: Gratuita
Para mais informações, siga o Instagram oficial @festivalarmazem ou entre em contato com a assessoria de imprensa do 1º Festival Armazém: [email protected].
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.