Por Maiquel Rosauro
As campanhas de Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) à Prefeitura de Santa Maria mostram que há um abismo quando o assunto é o investimento na estratégia on-line dos candidatos. O tucano já gastou quase o triplo do petista no impulsionamento de conteúdo.
Dados do DivulgaCand mostram que Decimo investiu R$ 28 mil no Facebook Serviços Online do Brasil Ltda. Valdeci gastou com o mesmo serviço R$ 10,2 mil.
Conforme a Biblioteca de Anúncios da Meta, nesta quarta-feira (23), Decimo possuía 27 anúncios ativos para diferentes públicos no Facebook e no Instagram. A maioria dos posts contém ataques contra Valdeci e seu vice, José Haidar Farret (UB). Em geral, as publicações patrocinadas passam a mensagem de que os santa-marienses não podem voltar ao passado.
O tucano usa manchetes antigas de jornais para mostrar problemas enfrentados durante a gestão do petista na Prefeitura (Valdeci governou Santa Maria entre 2001 e 2008). Também é destaque nas redes de Decimo uma advertência que a campanha de Valdeci sofreu da Justiça Eleitoral, que mandou tirar do ar uma publicação sobre multas de trânsito que possuía desinformação.
Já Valdeci possuía, nesta quarta-feira (27), sete anúncios ativos no Face e no Insta. Em um dos posts, o petista aponta os problemas que o governo de Jorge Pozzobom (PSDB) não resolveu em oito anos de gestão e, ao mesmo tempo, mostra suas propostas. Além disso, ele também divulga trechos de um debate no qual critica a gestão tucana na saúde.
Destaque também para posts de Valdeci com propostas específicas para as regiões Oeste e Norte de Santa Maria e ainda para os animais.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.