CidadaniaEconomiaPolíticaTrabalho

ORÇAMENTO. Sobrou para os aposentados, que não terão chance de aumento real

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, mais que preceder, orienta o Orçamento do ano seguinte. Vale para município, estados e União. No caso da LDO federal, ela foi ao Diário Oficial, ontem. Tem 32 vetos apostos pela presidente Dilma Rousseff. Um, especialmente, teve maior repercussão.

No caso, o que, na prática, impede aumentos reais para as aposentadorias de quem ganha além de um salário mínimo. As reações foram contraditórias. De um lado, por exemplo, os que aplaudiram por mostrar a intenção de manter o “rigor fiscal”. De outro, os que repudiaram, por entenderem ter faltado “sensibilidade política” – na medida em que, como intenção apenas, não significaria necessariamente a aprovação do aumento.

Bueno, para o bem ou para o mal, a Presidente resolveu impedir a discussão (pelo menos, objetivamente). Quem conta tudo isso, hoje, entre outros jornais, é O Estado de São Paulo. A reportagem é de Edna Simão. Acompanhe:

Veto retira de aposentado aumento real em 2012

…Para mostrar rigor fiscal e impedir pressão por aumento de gastos, a presidente Dilma Rousseff vetou artigo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que previa reajuste acima da inflação a aposentados e pensionistas do INSS que recebem benefício com valor superior ao do salário mínimo.

Esse foi apenas um dos 32 artigos que a presidente retirou da LDO, atendendo recomendação da equipe econômica. Outros artigos vetados estabeleciam limites aos gastos públicos. “Não há como dimensionar previamente o montante de recursos a serem incluídos no projeto de Lei Orçamentária anual para 2012, uma vez que, até seu envio, a política (de reajuste) em questão poderá ainda não ter sido definida”, justificou o Palácio do Planalto, ao vetar o artigo do INSS.

Com o veto, os aposentados e pensionistas do INSS receberão a variação da inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A decisão, publicada ontem no Diário Oficial da União (DOU), foi aplaudida por alguns, pois segura o aumento dos gastos em um ano que promete ser mais difícil para o País por causa da crise em países ricos…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Deus disse que os pequenos ficaram para envergonhar os grandes. Se me jugas insignificante por que sou pequeno, tu verais o estrago que vou fazer na eleição para presidente. aguarda Dilma, os aposentaados estão de olho em voce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo