DestaquePolíticaRegião

ELEIÇÕES 2024. Progressistas passa o MDB e se torna a sigla com mais prefeituras no centro do RS

Tucanos irão governar três dos cinco municípios mais populosos da região

Por Maiquel Rosauro

O Progressistas é o grande vencedor das eleições municipais na região Central do Rio Grande do Sul. A legenda ultrapassou o MDB e se tornou a sigla com mais prefeitos entre as 40 cidades da região.

Ao final do pleito de 2020, o MDB havia conquistado 12 prefeituras contra onze do PP; sete do PDT; duas de PT, PSDB, PL e DEM; e uma de PSB e PTB. Encerrado o pleito de 2024, o PP desponta com 16 prefeituras; contra nove do MDB; cinco do PSDB; quatro do PDT; três do UB; duas do PT; e uma do PL.

Apesar da grande vantagem sobre as outras legendas, quem governará a maior quantidade de pessoas é o PSDB. Os tucanos estarão à frente de 411,2 mil munícipes contra 184,1 mil do PP. Isso ocorre porque os tucanos, a partir de 2025, estarão à frente de três dos cinco municípios mais populosos da região: Santa Maria, 271,6 mil habitantes, e Cachoeira do Sul, 80 mil habitantes (os dois mais populosos) e Rosário do Sul, com 36,6 mil habitantes (quinto mais populoso da região).

Entre os partidos com prefeitos na região, o PT é o que irá governar para menos pessoas, apenas 9.140 munícipes (5.572 em Itaara e 3.568 em Novo Cabrais).

Dos 17 prefeitos que concorriam à reeleição, apenas cinco deles não conseguiram se manter no cargo, sendo que quatro são de esquerda: Saulo (PT), em Ivorá; Vilmar Oliveira (PDT), em Rosário do Sul; João Luiz Vargas (PDT), em São Sepé; Sérgio Coradini (PDT), em Vila Nova do Sul; e Olmiro Ricardo (PP), em Santa Margarida do Sul, o único prefeito de direita da região que não se reelegeu.

“Progressistas é um partido municipalista”

O presidente municipal do Progressistas de Santa Maria, Pablo Pacheco, explica que o sucesso da legenda junto às prefeituras se deve a uma soma de fatores que reflete a boa gestão dos prefeitos da sigla.

“Dou mérito ao Diretório Estadual que buscou dar suporte através da Fundação Francisco Dornelles, que há tempos vem capacitando os gestores do partido e capacitando para as eleições, pois não adianta ter uma boa gestão e não saber fazer uma campanha. A capacitação é constante no partido”, afirma.

Pacheco também comenta que a legenda busca um contato constante com os diretórios municipais da região, a fim de fortalecer as bases a partir da troca de experiências. “O Progressistas é um partido municipalista, oferecendo muito suporte para os municípios através de deputados e do senador (Luis Carlos Heinze)”, afirma Pacheco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo