LUNETA ELETRÔNICA. Japão, RS, investimentos e desastres climáticos; prevenção contra coqueluche
Maquinário para os municípios e seminário de Mobilidade Urbana em dois dias
Por Paulo André Dutra
* No Japão, conhecer soluções tecnológicas para o enfrentamento a desastres naturais segue sendo o principal foco da missão gaúcha.
* O governador Eduardo Leite e o restante da comitiva visitaram dois centros nesta quarta-feira (20), em Tsukuba: o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção de Desastres Naturais (NIED) e do Centro Internacional de Gestão de Riscos Hídricos (ICHARM).
* Uma das maiores estruturas para controle de enchentes do mundo, projetado para proteger a região metropolitana de Tóquio, a “Catedral Subterrânea” de Saitama também foi visitada (foto no alto).
* Possui 6,3 km de túneis localizados a 50 metros de profundidade. Entre 2002 e 2020, ajudou a evitar aproximadamente 1 bilhão de dólares em danos materiais.
* Compromissos sobre investimentos também estiveram na agenda: protocolo de intenções para projetos sobre hidrogênio com a ERM Japan; Memorando de Entendimento com a Shizen Energy para estudos sobre energia eólica; visita à Toyota e á Embaixada Brasileira.
* Estão aumentando os casos de coqueluche no Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul.
* Em 2024, 166 casos foram registrados no Estado, distribuídos por todas as faixas etárias e com maior concentração em menores de um ano.
* Desde 2020, em função das medidas de isolamento, houve uma queda atípica para a circulação da doença. O último ano com números semelhantes havia sido 2018, com 154 casos.
* Por isso, a Secretaria Estadual de Saúde alerta para a importância da vacinação. O período entre o final da primavera e o início do verão costuma ser o de maior circulação da bactéria no Estado.
* Duas são as vacinas previstas protegem da coqueluche: a pentavalente e tríplice bacteriana, cujas doses são aplicadas a partir dos dois meses de idade até os quatro anos, conforme esquema preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações.
* Profissionais ligados às áreas de segurança, saúde e educação, dos órgãos e instituições governamentais ou privadas, além de estudantes das áreas afins de cursos superiores, tem nesta quinta (21) e sexta-feira (22) oportunidade de participar do debate sobre mobilidade urbana e segurança viária.
* O 1º Seminário Municipal para o assunto acontece no Salão de Atos da Universidade Franciscana nos dois dias, em dois turnos.
* Órgãos como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Guarda Municipal (GM), entre outros, estarão presentes. Haverá a apresentação de programas municipais da área.
* Municípios da região receberam do governo do Estado, em ato realizado na última segunda-feira (18), máquinas e equipamentos agrícolas.
* São elas: retroescavadeiras para Júlio de Castilhos, Nova Palma, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, São Sepé e Tupanciretã; escavadeira hidráulicas para Formigueiro; carretas agrícolas basculantes para Rosário do Sul e São Pedro do Sul.
* E ainda ensiladeiras para Rosário do Sul e Tupanciretã; enxada rotativa para São Gabriel; plantadeira de arrasto para São Gabriel; três plantadeiras para São Pedro do Sul; e um trator 145 cv para Toropi.
* Aporte total: R$ 71,7 milhões, com emendas parlamentares da bancada federal gaúcha e contrapartida do Estado.
* É o maior investimento deste tipo por parte do governo do Estado. Ao todo, são 212 máquinas e equipamentos agrícolas para 129 municípios.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.