DestaqueEstado

CHINA. Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Estado com o país asiático

Evento destacou as potencialidades gaúchas para avançar parcerias

“O RS Day é uma vitrine para mostrarmos as potencialidades do Estado”, disse o governador. Foto Maurício Tonetto / Secom

Por Juliano Rodrigues / Secom

O governo do Estado promoveu neste sábado (23) o RS Day, em Pequim, como parte da missão oficial ao Japão e à China. O evento, realizado no Hotel St. Regis, foi integrado ao III Fórum sobre Desenvolvimento Sustentável da Cadeia de Comércio Internacional e ao III Fórum de Cooperação Econômica e Comercial China-Brasil. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o RS Day destacou as potencialidades econômicas e as iniciativas de sustentabilidade do Estado para avançar em parcerias com investidores chineses.

A programação começou com discursos do governador Eduardo Leite e do presidente no Brasil do Conselho da China para a Promoção do Comércio Internacional (CCPIT), Guo Yinghui. Durante sua fala, Guo elogiou o Estado e reforçou o interesse da China em ampliar relações com os gaúchos. “O Rio Grande do Sul tem se destacado como um Estado brasileiro atrativo para investimentos. Vejo grandes oportunidades para fortalecermos nossas relações e construirmos parcerias sólidas”, destacou.

Eduardo Leite ressaltou a importância do evento para aproximar o Rio Grande do Sul do mercado chinês e enfatizou o papel estratégico da China como maior parceiro comercial do Estado. “O RS Day é uma vitrine para mostrarmos as potencialidades do Estado. A China é o principal destino das exportações do Estado e estamos trabalhando aprofundar a relação em áreas como agricultura, desenvolvimento sustentável, infraestrutura e inovação”, afirmou o governador.

Durante o evento, secretários estaduais apresentaram os principais setores econômicos e projetos estratégicos do Estado. A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou os avanços do Estado na produção de energias renováveis, como eólica e hidrogênio verde, reforçando a oportunidade para investimentos em projetos no litoral gaúcho. Clair Kuhn, secretário de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, falou sobre o potencial do agronegócio gaúcho, com ênfase na produção de grãos e proteína animal de alta qualidade.

Em seguida, o secretário Ronaldo Santini abordou os atrativos turísticos do Estado, desde a Serra Gaúcha até as tradições culturais que conectam o Rio Grande do Sul ao mercado internacional. Já o secretário de Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, destacou projetos em andamento, como a modernização de rodovias e portos, essenciais para fortalecer a logística de exportação do Estado. Ernani Polo, secretário de Desenvolvimento Econômico, apresentou iniciativas para fortalecer a cadeia de suprimentos automotiva, com foco em veículos elétricos e tecnologias sustentáveis.

Após as apresentações, representantes do governo e de empresas chinesas participaram de rodadas de negócios. O encontro proporcionou a troca de informações sobre investimentos e parcerias que podem ser concretizadas no curto e médio prazo.

A programação foi encerrada com um jantar de boas-vindas, acompanhado por uma apresentação cultural chinesa. Nos próximos dias, a missão continuará com agendas voltadas a parcerias comerciais e a participação na China International Supply Chain Expo (CISCE), em Pequim.

Além dos secretários estaduais citados, integram a comitiva oficial na China Artur Lemos (Casa Civil) e Caio Tomazeli (Comunicação), o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, o presidente da Assembleia, Adolfo Brito, e o líder do governo, Frederico Antunes, entre outras autoridades.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo