Por Gabriel Marques (com foto de Eduardo Ramos) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
A primeira de três noites da Tertúlia Musical Nativista movimentou a Praça Saldanha Marinho nesta sexta-feira (29). Ao todo, 10 músicas foram interpretadas durante a Fase Local da competição que chega na 31ª edição este ano. Ao final da disputa, quatro músicas foram selecionadas e vão competir na Fase Final, no domingo (1º). Neste sábado (30), às 20h, será a vez da Fase Geral, com 12 músicas. O festival gratuito é realizado pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria da Cultura, do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul e da Estância do Minuano.
De acordo com o prefeito eleito Rodrigo Decimo, o evento fortalece a cultura gauchesca ao respeitar a história, a identidade e o orgulho de ser gaúcho.
“A Tertúlia demonstra a força das nossas tradições e a esperança de um futuro mais próspero para a cultura do Rio Grande do Sul. Eu agradeço às pessoas que prestigiam a Tertúlia, porque assim valorizamos nossas tradições. Juntos estamos garantido que as raízes na música nativista continuem vivas e florescendo nas futuras gerações”, disse Decimo em sua fala no cerimonial.
O presidente da Estância do Minuano, Bruno Fernandes, também falou durante a abertura da Tertúlia. Ele ressaltou o fato do festival ter retornado à Praça Saldanha Marinho e o papel do evento em incentivar o regionalismo sul-americano
A Praça Saldanha Marinho recebeu um grande público, que se reuniu para assistir às apresentações dos músicos e do show do intervalo comandado por Ricardo Bergha. E para chegar até aqui, mais de 340 canções foram julgadas em uma triagem preliminar.
“Como é bom ver esta praça cheia. Somos muito gratos ao público que fez e faz a Tertúlia ser um grande festival. Nossa secretaria de Cultura tem este olhar de fortalecer as ações já desenvolvidas e trazer a inovação. Este ano contamos com uma comissão avaliadora com cinco mulheres e temos certeza que será um ótimo evento”, disse a secretária de Cultura, Rose Carneiro.
A Comissão Técnica Julgadora desta edição é totalmente formada por mulheres. No time de juradas, estão Adriana Sperandir, Anahy Guedes, Carmen Monteiro, Loma Pereira e Su Paz. As artistas têm renome na música e vão avaliar as composições e as apresentações da Fase Local e da Fase Geral. Nesta sexta-feira, elas analisaram as 10 canções interpretadas na Fase Local e selecionaram as quatro canções que passaram para a final: 1º lugar – Olhar de Mãe; 2º lugar – Dois irmãos; 3º lugar – Olhares de Milonga; e Mais Popular (eleita pelo público) – Diz que é Santa Maria.
Fase local
As músicas selecionadas
1º lugar – Olhar de Mãe
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Tuny Brum
Letra: Piero Ereno
2º lugar – Dois Irmãos
Gênero Musical: Canção
Melodia: Cleber Brenner
Letra: Cleber Brenner
3º lugar – Olhares da Milonga
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Marco Righi
Letra: Paulo Righi
Mais popular – Diz que é de Santa Maria
Gênero Musical: Contrapasso
Melodia: Evandro Zamberlan
Letra: Evandro Zamberlan
Demais canções
Parceria de Vida e Versos
Gênero Musical: Chacareira
Melodia: Cicero Fontoura
Letra: Mary Pereira
Eu Sou de Santa Maria
Gênero Musical: Xote
Melodia: Bruno Dutra
Letra: Mateus Brum Huppes
Uma Canoa Sem Rio
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Afif Jorge Simões Neto
Letra: Hélio Lemos de Souza
Por Causa de Uma Vaneira
Gênero Musical: Vaneira
Melodia: Marcio Correia
Letra: Jaime Brum Carlos
Vizinhas da Saudade
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Penna Flores
Letra: Silvio Genro
Batendo Estribos com a Lua
Gênero Musical: Milonga
Melodia: Julio Martins
Letra: Julio Martins
Prêmios individuais
Melhor instrumentista: Luis Fernando França
Melhor intérprete: Oristela Alves
Programação
Sábado (30)
Apresentações competitivas:12 canções selecionadas da Fase Geral
Show especial: Igor Tadielo, a nova geração do nativismo e muito carisma
PARA LER NO ORIGINAL, e conferir várias outras imagens, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.