Por Pedro Pereira
“Dobradinha” de Santa Maria para fechar a temporada: a equipe feminina da UFSM e o time masculino Locomotiva são os campeões estaduais de basquete do Rio Grande do Sul, na categoria adulta, em 2024. No sábado (7), enquanto as gurias da Federal foram a Candelária e conquistaram o título da primeira edição da Liga Gaúcha, os santa-marienses estiveram em Santo Ângelo e faturaram, de forma inédita, o troféu da tradicional Liga Noroeste.
Para levantar a taça, o time da UFSM disputou um triangular simples, em que cada equipe participante se enfrenta uma vez, e ganhou do Flyboys, clube da casa, por 62 a 35, e do elenco da UFPel, de Pelotas, por 57 a 43. A competição foi idealizada pelas agremiações que fizeram parte do certame junto de outras que fomentam a prática da modalidade com o objetivo de desenvolver o cenário estadual no naipe feminino.
Já o Locomotiva disputou a fase final da Série Ouro da Liga Noroeste. A primeira partida foi a semifinal diante do Atenas, de Três Passos, em que os representantes da cidade venceram por 51 a 27 e avançaram à decisão do título. Na briga pela primeira posição, a equipe triunfou sobre o Arranca, de Cruz Alta, por 77 a 61. Outro esquadrão santa-mariense participou do torneio, mas na Série Prata (chave inferior): o Jurassic, que terminou com a medalha de bronze.
Embora não tenham vínculo com a Federação Gaúcha de Basketball, os títulos da Liga Gaúcha e da Liga Noroeste – que não se limita a times regionais – equivalem, atualmente, a competições estaduais. Isso se dá uma vez que a entidade, que tem como trabalho administrar as competições do esporte no Rio Grande do Sul, não promove o Campeonato Gaúcho na categoria adulta desde 2020.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.