CulturaDestaque

CULTURA. Royale Escola de Dança e espetáculo que convida à preservação da Floresta do Amazonas

Jornada da tribo com a missão: proteger a sua terra da ameaça de destruição

Por Ana Lucia SSilva / Da Assessoria de Divulgação do Espetáculo

Floresta do Amazonas é um espetáculo de dança que exalta a riqueza e a vitalidade deste ecossistema singular e uma obra coreográfica inspirada na composição homônima e magistral de Heitor Villa-Lobos. O espetáculo narra a jornada de uma tribo que, guiada pelos espíritos ancestrais da floresta, embarca em uma missão para proteger sua terra das ameaças da destruição.

O tema escolhido foi inspirado na sinfonia homônima escrita pelo compositor brasileiro, em 1958. Essa obra musical icônica retrata de forma única a exuberância da Amazônia, dando destaque para a importância da preservação da floresta, de suas lendas e povos originários. Através dessas performances os alunos da Royale Escola de Dança e Integração Social prestam reverência ao seu legado musical e tratam de um tema bastante pertinente.

Villa-Lobos, que também foi um talentoso instrumentista e regente, foi inspirado por sua experiência pessoal na região amazônica, onde viveu por um período durante sua juventude. De acordo com sua biografia, ele ficou fascinado pelo ambiente exótico, a rica fauna e flora, e pela cultura dos povos originários que permeava a floresta.

Segundo Daniela Nascimento, diretora artística e fundadora da ONG, a grandeza do conhecimento e da presença dos povos originários inspirou os quase 130 alunos e professoras a construir o espetáculo. As apresentações concebidas por meio do trabalho interdisciplinar durante as oficinas de ballet, artes visuais e de apoio pedagógico integram a agenda do projeto cultural Dança Para Transformar Vidas 2024.

Serviço

Theatro Treze de Maio

Dia 14 de dezembro, sábado, às 20h

Ingressos à venda na bilheteria (R$ 30)

Centro de Convenções da UFSM

Dia 17 de dezembro, terça-feira, às 20h

Entrada franca com retirada antecipada de ingressos na Royale (Complexo Multicultural Antiga Reitoria – Centro – Sala 205)

Realização: Royale Escola de Dança e Integração Social.

Incentivo Cultural: AR2Z Construção e Incorporação, Clínica Viver, Construtora Jobim, Rubin Construções e Incorporações, Beltrame Supermercado e Ouro Preto Eventos.

Apoio: UFSM Pró-Reitoria de Extensão.

Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo