Por Maiquel Rosauro
O vereador Werner Rempel (PCdoB) denunciou na tribuna, na sessão desta terça-feira (17), um esquema de troca de gabinete para que edis reeleitos fiquem com os melhores espaços da Câmara Municipal de Santa Maria. O parlamentar não chegou a citar o nome de nenhum colega durante sua explanação, mas o vereador Tubias Callil (PL) tomou as dores para si e partiu para a ofensiva. A sessão precisou ser interrompida após os ânimos ficaram exaltados.
“Vou denunciar um por um dos que fizeram esquema, se isso persistir. E já tiveram trocas”, disse Rempel, que defendeu a realização de um sorteio que inclua os novos vereadores eleitos, já que os 21 gabinetes possuem diferentes tamanhos.
Após a fala de Rempel, Tubias usou o microfone de aparte e questionou se existe algum regulamento que proíba a troca.
“Acho que ele (Rempel) exagerou, não há esquema, há aquilo que é permitido”, disse Tubias visivelmente incomodado.
“O vereador Tubias é um dos que fez o esquema”, contra-atacou Rempel.
“O senhor está sendo muito abusado, vai devagar, o senhor é grande, mas os grandes também caem”, disse Tubias.
“Vereador Tubias está sendo completamente descortês. Ele é o culpado por uma situação que não deveria existir”, disse Rempel, que exigiu do presidente Manoel Badke – Maneco (UB) providências.
Enquanto isso, fora do microfone, Tubias gritava palavras de ordem contra Rempel, que por sua vez saiu com o dedo em riste em direção a Tubias. Maneco foi rápido em interromper a sessão enquanto os ânimos estavam exaltados.
Conforme o Site apurou, no “apagar das luzes” do expediente de segunda-feira (16) Tubias trocou de gabinete com a vereadora Roberta Leitão (PL), que não concorreu à reeleição. O gabinete até então ocupado por Roberta é um dos maiores da Casa.
A sessão retornou ao seu rito normal após os parlamentares ficarem mais calmos. A Mesa Diretora prometeu tomar providências quanto ao “esquema” de troca de gabinetes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.