DestaqueTecnologia

TECNOLOGIA. Carregadores para veículos elétricos na UFSM ficarão indisponíveis para uso público

Nova determinação passa a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2025

Da Agência de Notícias da UFSM / Com foto de Pedro Pereira

Carro elétrico em exibição no estacionamento do Centro de Tecnologia da Universidade, no campus de Camobi

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que os carregadores para veículos elétricos instalados no campus sede, em Santa Maria, e no campus de Cachoeira do Sul, ficarão indisponíveis para utilização do público a partir do dia 1º de janeiro de 2025. A medida foi tomada para que se possa realizar estudos para a implementação de um novo modelo jurídico que permita a continuidade do fornecimento de energia para os carregadores de forma regularizada e sustentável.

Conforme nota da Procuradoria Jurídica (PROJUR), “recomenda-se a suspensão do fornecimento de energia a particulares, até que se possa instrumentalizar e normatizar o uso das referidas estruturas, o que deve se dar no âmbito interno da UFSM por meio de regulamentação e/ou projeto específico para essa finalidade”. Os estudos buscam garantir segurança jurídica e viabilidade financeira para a operação dos carregadores. Assim que o novo modelo for concluído e implementado, a universidade retomará a disponibilização do serviço à comunidade, reafirmando seu papel como parceira no incentivo à mobilidade elétrica e ao uso de tecnologias sustentáveis.

Mobilidade elétrica

A iniciativa faz parte de um esforço da UFSM para fomentar a mobilidade elétrica na cidade e na região, alinhada com seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Por meio de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento, a universidade tem contribuído com a instalação de carregadores elétricos em seus campi e na cidade de Santa Maria, como os equipamentos localizados em frente ao Hospital de Caridade.

Os projetos de mobilidade elétrica da UFSM são liderados por três docentes do Centro de Tecnologia da UFSM: Alzenira da Rosa Abaide, Luciane Silva Neves e Cassiano Rech. Além de viabilizar a infraestrutura, as iniciativas têm gerado importantes resultados acadêmicos e sociais, contribuindo para a transição energética e o desenvolvimento de alternativas de transporte mais sustentáveis.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo