Por Pedro Pereira / Da Agência de Notícias da UFSM
“Inteligência artificial e todas as suas acepções” e o comando “E você, futuro estudante do ensino superior, o que pensa sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial na produção de textos na universidade?”. Estas foram as temáticas da terceira prova e da redação, respectivamente, no modelo “artigo de opinião”, do Vestibular de 2025 da UFSM, divulgadas em coletiva de imprensa realizada neste domingo (12), no Centro de Convenções.
Estiveram presentes na mesa a vice-reitora Martha Adaime, o pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, o chefe da unidade e-Saúde do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Gustavo Dotto, o sargento do Comando Rodoviário da Brigada Militar, Joelson Soares, e Petine, da Polícia Rodoviária Federal.
Os representantes dos órgãos responsáveis pela segurança relataram que não houve qualquer interferência no trânsito durante este segundo dia que afetasse o acesso ao campus sede. No Husm, também não houve intercorrências neste domingo.
Tybush revelou que o índice de abstenção na terceira prova do Vestibular foi de 25,3%. Como esta foi apenas a segunda edição ordinária do concurso desde o retorno no início de 2024, a terceira etapa do Processo Seletivo Seriado acontece apenas em 2026. O gabarito das questões deve ser publicado já nesta segunda-feira (13), enquanto que o tradicional “listão” com o nome dos aprovados será lançado entre o fim de janeiro e início de fevereiro, pois depende do resultado das redações.
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.