DestaqueSanta Maria

CIDADE. Cerimônia religiosa e ato cultural marcam inauguração de uma nova iluminação da Catedral

Na programação, missa da Candelária, a benção de velas, músicas marianas...

Por Silvana Silva / Da Tempórea Comunicação Estratégica

Após a missa da Candelária e posse de novo pároco, Padre Júnior Lago, as novas luzes da Catedral Metropolitana de Santa Maria serão acesas (Fotos Ascom/Arquidiocese)

No próximo dia 2 de fevereiro, às 18 horas, a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em Santa Maria, será palco de uma celebração especial: a Missa da Candelária, que também marcará a inauguração da nova iluminação interna e externa do templo. O evento é resultado de mais de oito meses de trabalho da Arquidiocese para valorizar ainda mais este patrimônio histórico e cultural da cidade, tombado como Patrimônio Histórico em 2002.

Durante a cerimônia, o Padre Júnior Lago será empossado como pároco da Catedral, consolidando seu compromisso com a evangelização e a revitalização das atividades pastorais da comunidade.
“É uma grande honra e responsabilidade assumir esta missão em um lugar tão importante para a fé e a história de Santa Maria”, afirma o Padre Júnior.

A cerimônia religiosa inclui a bênção das velas e uma procissão litúrgica, simbolizando Cristo como luz que ilumina todas as nações.
“Jesus é a luz que dissipa as trevas do medo, do pecado e da injustiça. Neste dia, celebramos sua presença e renovamos o chamado para sermos luz para os outros”, destaca o arcebispo Dom Leomar Brustolin.

A nova iluminação: valorização artística e eficiência

O projeto luminotécnico foi desenvolvido para evidenciar os traços artísticos e arquitetônicos da Catedral, que é um símbolo marcante da cidade. Construída em estilo eclético, com elementos barrocos e neoclássicos, a Catedral possui vitrais da Casa Genta, murais de Aldo Locatelli e belíssimas estátuas da escola parisiense. As novas lâmpadas de LED, além de realçarem a beleza do templo, são mais eficientes e econômicas.

Fé e cultura em harmonia

Após a celebração, o cantor Ricardo Barros apresentará o show “Cantando com Maria”, unindo música e espiritualidade com cantos marianos.
“Queremos reforçar a conexão entre fé e cultura, proporcionando um momento de reflexão e celebração comunitária”, explica o Padre Júnior Lago.

Um ponto de encontro para a juventude

O Padre Júnior também reforça o compromisso de transformar a Catedral em um centro de evangelização para os jovens.
“Antigamente, a Catedral era referência para a juventude, com missas bem celebradas e momentos de oração, partilha e missões. Queremos resgatar essa vitalidade, usando também as mídias digitais para dialogar com eles em sua linguagem”, afirma.

História e significado

A Catedral foi inaugurada em 1909, substituindo a antiga Matriz do século XIX. Em 1910, foi elevada à condição de Catedral e, em 2011, passou a ser denominada Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com a elevação da diocese à Arquidiocese. Além de sua relevância religiosa, o templo guarda elementos históricos como o sino missioneiro de 1684 e a cátedra do arcebispo, símbolo da unidade diocesana.

Convite à comunidade

A Arquidiocese de Santa Maria convida toda a população para participar desta celebração especial.
“Queremos que todos percebam que a verdadeira luz é Cristo e que, iluminados por Ele, também nos tornamos luz para os outros”, conclui Dom Leomar.
Venha celebrar conosco este momento único de fé, história e cultura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo