DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Parceria da UFSM com associação de recicladores promove alfabetização de adultos

Projeto Café com Letras é realizado às quartas-feiras na Asmar

Por Fabiane Gomes / UFSM

Oito associados da Asmar estão em processo de alfabetização. Foto Divulgação

Alfabetizar adultos é promover inclusão e abrir portas para novas oportunidades a quem não pôde concluir seus estudos. Movida pelo desejo de transformar essa realidade, Margarete Vidal, presidente da Associação dos Selecionadores de Material Reciclável de Santa Maria (Asmar), buscou, em novembro de 2024, a parceria do Observatório de Direitos Humanos (ODH), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, para dar vida a essa ideia. Margarete, que foi alfabetizada no próprio local de trabalho, se comove ao ver tantos de seus colegas recicladores enfrentando dificuldades por não saber ler.

Para Jane Schumacher, chefe do ODH/UFSM, a alfabetização de adultos vai além de aprender a ler e escrever – “é um processo poderoso que impulsiona transformações profundas e duradouras na vida das pessoas, de suas famílias e comunidades”.

Com esse propósito, ODH/UFSM e Asmar firmaram uma parceria, iniciada com uma visita técnica para avaliar o espaço e o número de interessados. Na primeira conversa com os participantes, foi definido que o melhor momento para “juntar as letras” sem interferir no trabalho da reciclagem seria durante o intervalo do lanche da tarde. Desde então, Jane, que também é docente no Centro de Educação da UFSM, juntamente com as egressas do curso de Pedagogia Karen Cristiane Pereira e Paola Costa, que são voluntárias, se reúnem todas às quartas-feiras para o Café com Letras, que acontece na Asmar, reunindo oito participantes associados em processo de alfabetização.

O pequeno grupo de voluntárias acredita que a alfabetização de adultos proporciona autonomia, permitindo que os indivíduos busquem informações, façam escolhas mais conscientes e participem ativamente da sociedade. Ao dominar a leitura e a escrita, as pessoas desenvolvem autoconfiança e autoestima, passando a acreditar mais em suas próprias capacidades.

Karen e Paola, ambas egressas do curso de Pedagogia da UFSM, continuam como alunas da Instituição – uma no doutorado no CCS e outra no curso de Educação Especial – e sabem que a educação oferece mais oportunidades de emprego, possibilitando ascensão social e melhoria da qualidade de vida, tanto para elas quanto para suas famílias.

Além disso, a educação abre portas para o mundo da cultura, permitindo o acesso a livros, jornais, filmes e outras formas de expressão artística, o que expande os horizontes e enriquece a vida de cada um. Elas são voluntárias que dedicam parte de sua semana para transformar a vida de um grupo, e estão cada dia mais conscientes de que este é um investimento com retornos significativos para toda a sociedade.

A equipe do ODH/UFSM sabe que a educação impacta positivamente diversas áreas, como a saúde, a educação dos filhos e o desenvolvimento comunitário. Além disso, o grupo formado está sempre em busca de novas metodologias para enriquecer o processo de aprendizagem nas tardes de quarta-feira, no Café com Letras da Asmar. Ao longo de 2025, as ações deste trabalho terão continuidade.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo