Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Não há dúvida: além do próprio, o governador Eduardo Leite foi a grande estrela da festa de aniversário do ex-prefeito e atual secretário estadual Jorge Pozzobom.
– O titular da pasta do Sistema Penal e Socioeducativo festejou seus 55 anos num regabofe político-social realizado no meio dia dominical, no CTG Sentinela da Querência, em Camobi.
– O fato foi registrado devidamente no perfil de Pozzobom no Instagram, como você confere a seguir:
– Antes de ir ao CTG, Leite teve encontro, no Aeroporto, com o prefeito Rodrigo Decimo, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ronie Gabbi e o Procurador Guilherme Cortez.
– Na reunião, conforme texto de Pablo Iglesias, na versão online do Diário, o governador afirmou que será “reconstruída ponte (sobre o Arroio Grande) maior e mais alta da que foi destruída”.
– Junto a isso, declarou Eduardo Leite, “será feito um pequeno trecho de duplicação no local, o que antecipa obras que seriam feitas daqui há alguns anos”.
– Enquanto isso, falta mais de um mês para a eleição interna do PT, que escolherá os presidentes nacional, estadual e municipal. Mas a campanha começa a se ampliar.
– Em Santa Maria e no Estado inexiste indício de modificação no ânimo partidário. Tanto que a estimativa sobre possíveis desempenhos não mudou.
– Para o PT estadual, ainda que ocorra segundo turno, o deputado santa-mariense Valdeci Oliveira tende a ficar com a primeira vaga.
– Já em Santa Maria, segue incontestável o favoritismo de Sidinei Cardoso, no confronto com seus adversários, Luiz Eduardo Boneti e Marina Callegaro.
– Do outro lado político não se sabe exatamente como será organizada a União Progressista no Estado e em Santa Maria. Sobram reuniões, na capital, entre dirigentes do PP e do UB.
– Na boca do monte, apenas um encontro já aconteceu, entre líderes dos partidos que se unem em Federação por pelo menos os próximos quatro anos.
– Dele participaram os dirigentes santa-marienses do PP, Pablo Pacheco e Mauro Bakof, e do UB, Miguel Passini e Marcelo Bisogno.

– A esquerda-esquerda santa-mariense, ao que tudo indica, terá candidatura que se espera competitiva apenas para deputado estadual.
– No caso, a vereadora bi-campeã de votos, Alice Carvalho, que tende a concorrer mais uma vez à Assembleia Legislativa gaúcha.
– No entanto, para deputado federal, são claros os indícios de que o partido vai optar por uma candidatura forasteira. Fernanda Melchiona deve ser a preferida dos psolistas locais.
– Um dos sinais é o material enviado à mídia pela assessoria de imprensa do mandato da vereadora, dando conta de duas reuniões, uma na capital (já ocorrida), outra em Santa Maria.
– Mais, a nota, além do alinhamento político entre as duas, traz informações sobre emendas parlamentares destinadas por Melchiona para Santa Maria.
– Ah, e o próximo encontro, sexta-feira, dia 6, na boca do monte, terá como pauta “concluir os detalhes dos recursos e discutir um plano de trabalho para o próximo período”.
Existem dois deputados do PSOL na AL. Um de POA e Luciana Genro. Que ainda tem muitos votos por aqui. Alice Carvalho vai somar votos na legenda para estes dois. Simples assim. Dividem eleitorado com outros partidos ainda por cima, PT e demais puxadinhos.
Possochato et caterva. Dudu e o ‘sera reconstruido’ e ‘sera feito’. Só ‘jornalistas’ acreditam nestas cascatas.