CriseCulturaEconomiaEducação

CULTURA NA SEDUFSM. Não há banqueiros “bons” ou “maus”. Nem vale pensamento único

Filme seguido de debate: crise ianque na tela

Pra lá de interessante o evento de ontem à noite, que debateu a “crise ianque” do fim da década passada, a partir da discussão em torno do filme “Inside Job”. Você poderá perceber isso facilmente, a partir do relato feito pela assessoria de imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM. O texto e a foto são do jornalista Fritz R. Nunes. Acompanhe:

‘Pensamento único’ criticado no Cultura na SEDUFSM

…Apesar de ter havido um consenso de que o filme “Inside Job” é um documento importante de que como foi construída a crise que levou à quebra de bancos e do setor imobiliário nos Estados Unidos, em 2008, também se concluiu que o documentário não vai à raiz do problema. Para os convidados a avaliar o conteúdo do filme, na 49ª edição do Cultura na SEDUFSM, quinta à noite, apesar dos méritos, o documentário não chega a questionar o “sistema” em si” e mantém a referência do “pensamento único”, através do qual se expressa a ideia de que hoje só temos o Capitalismo, sem qualquer contraponto.

Para o dirigente do Sindicato dos Bancários de Santa Maria, Marcello Carrion, o filme mostra a relação promíscua entre bancos, agentes públicos, agências de classificação de risco e professores universitários, mas, por outro lado, trabalha com o conceito “banqueiros bons” e “banqueiros maus”, o que desvia do foco do problema, que não tem a ver com uma questão moral, mas sim sobre a forma como os lucros são gerados no capitalismo financeiro.

O professor de História Contemporânea da UFSM, Carlos Armani, fez a relação entre o filme e a visão de Francis Fukuyama, propagador da tese do início dos anos 1990 de que chegamos ao “fim da história”, ou seja, o Capitalismo venceu e todas as crises dentro do sistema serão resolvidas por “ajustes dentro do próprio sistema”. Armani também…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo