PolíticaSaúde

VERGONHA. Adversários usam doença de Lula para atacar o ex-presidente da República

Nesta terça, Lula recebeu a visita de Dilma (com Guido Mantega), no hospital (foto Ricardo Stuckert

É absurdo o que está acontecendo. Vergonhoso. Inadmissível num ambiente minimamente civilizado. Para que não fiquem apenas com a opinião do editor, reproduzo a seguir comentário feito pelo advogado e ex-militante político Sérgio Blattes, em sua página no Facebook. De pronto, digo que o sítio faz dele as palavras de Blattes:

LAMENTÁVEL a posição de alguns que não sabem separar as questões humanitárias das políticas. refiro-me àqueles que estão aproveitando para criticar LULA por estar sob tratamento. Quem age assim também é capaz de defender a tortura e morte de adversários”.

A propósito do que está acontecendo, também sugiro a leitura da reportagem de Rachel Duarte, originalmente publicada no jornal eletrônico Sul21. A seguir:

Câncer de Lula é motivo de ataques ao SUS e ao ex-presidente

Como não poderia ser diferente, a notícia do diagnóstico de câncer na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está causando enorme repercussão. Desde a revelação da doença, no último sábado (29), Lula recebeu centenas de mensagens de solidariedade e votos de pronto

restabelecimento. Após completar 66 anos de idade, na última quinta-feira (27), uma ironia do destino levou o hábil orador a enfrentar um tratamento oncológico a partir desta segunda-feira, 31, tratamento que pode afetar sua voz. Mesmo diante da grave enfermidade do ex-presidente, há quem brinque com a doença de Lula e se aproveite do episódio para criticar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ao mesmo tempo em que recebia apoio da colega de partido e atual presidenta, Dilma Rousseff, e de presidentes latino-americanos como Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador) e Hugo Chávez (Venezuela), Lula também recebeu ligações de políticos da oposição. Porém, na internet, desde sábado, houve intensos pedidos para que o ex-presidente seja atendido pelo SUS. Uma campanha de gosto duvidoso foi criada. A crítica subjacente é à qualidade do serviço público de saúde no Brasil, mas o conteúdo e a insistência sugerem claramente que o presidente deveria sucumbir a um sistema defendido por ele…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

9 Comentários

  1. cara perdi minha mãe faz 15 dias com esta doença maldita só quem passou por este sofrimento entende o que o lula vai passar pesso a DEUS, que livre todo e qualquer ser humano deste mal, FORÇA LULA, MUITA SAÚDE.

  2. Tenho absoluta serteza que 90% dos Brasileiros
    torsem pela recuperação do maior presidente que
    o Brasil ja teve.Triste é ver seres humanos dese-
    jarem o pior a outro ser humano.Ninguem esta imuni
    deste mal. Sou um defenssor do SUS vai ser o melhor
    plano de saude no BRASIL.

  3. Leiam esta coluna do Dimenstein da Folha: “As bobagens raivosas contra Lula, pedindo que ele se trate no SUS, conseguem até provocar um debate sério: involuntariamente ajudou a trazer atenção a quem trata um tumor na rede pública. E aí vemos o verdadeiro câncer que é a saúde pública no Brasil. Vejam essas informações que acabam de sair do TCU, segundo reportagem da Folha. No ano passado, cerca de 60 mil pacientes não puderam se submeter aos serviços de radioterapia. Se já não bastasse, 80 mil não conseguiram ser operados para extração de um tumor. Os dados são tão terríveis, que coloco as aspas no material da Folha: “Além de não conseguir atender a todos –na radioterapia o índice de não atendidos é de 34% e em cirurgia, de 53%– os pacientes começam o tratamento muito depois do tempo devido. No caso dos procedimentos de quimioterapia, o tempo de espera médio foi de 76,3 dias e apenas 35% dos pacientes foram atendidos com 30 dias (prazo recomendado pelo Ministério da Saúde). Na radioterapia, o resultado é ainda pior: 113,4 dias de espera e apenas 16% atendidos no primeiro mês.” Quem quiser discutir a sério saúde pública, melhor se ater nesse tipo de informação divulgada pela Folha, e não entrar nesse deboche raivoso contra Lula. A divisão de classe no Brasil pode ser vista de vários jeitos. Um deles é quem tem plano de saúde privado e não precisa ficar na fila.”

  4. Já comentei em outro post que o fanatismo -seja de que time ideológico for (ainda mais em relação à saúde alheia) – é um absurdo.

    Tenho, no entanto, que dizer aos agora indignados (com razão) com as piadinhas sobre a doença de Lula (que também foram feitas sobre a doença de Dilma) que em passado não muito remoto ouvi de “cumpanhêros” o mesmo tipo de “brincadeira” em relação às doenças de ACM, Sérgio Motta (ex-braço-direito de FHC) e Itamar Franco.

    Não defendo o indefensável… quero somente lembrar a alguns que a ironia, mesmo que incorretíssima, é uma via de mão dupla.

  5. Usar a doença, de quem quer seja é uma forma abjeta de fazer política. Existe um projeto, e esta apenas em projeto, e pelo visto vai ficar no projeto, do Senador Cristóvão Buarque de obrigar os filhos de políticos cursarem somente escola pública, poderia ser aposto uma emenda obrigando políticos e seus familiares de serem tratados somente no SUS. Mas isto ficará só no Projeto. Reitero meu voto que Lula consiga superar esta difícil fase de sua vida, pois tem muito ainda a dar a sociedade brasileira no crescimento de nossa democracia. Saúde.

  6. As manifestações que estão surgindo via redes sociais não são desejando o mal do ex-presidente. São sim uma maneira de demonstrar o fracasso da gestão Lula/PT na área da saúde durante os 8 anos à frente do Planalto.
    Ninguém quer o mal de ninguém.
    Há que se ler as entrelinhas dos protestos.
    O brasileiro já não agüenta mais tantos impostos, corrupção e pouco resultado nas políticas publicas básicas.

  7. A demagogia é nojenta… Usar a doença alheia para disputa política é a assinatura da falta de capacidade intelectual.

  8. Vergonha é o SUS, ou melhor uma tragedia para o povo brasileiro. Sou adversário ideológico de Lula, mas por ter consciência do que é um tratamento contra o câncer, quero que ele se cure, será doloroso, pois a quimioterapia e o que vem acompanhando este tratamento é muito agressivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo