NÃO CUSTA LEMBRAR. E o PAC segue como o calcanhar de Aquiles de Schirmer
Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na manhã de 3 de dezembro de 2010, uma sexta-feira:
“SECRETARIADO. Mudança no PAC é, na prática, tentativa de salvar o programa em SM
Reconheço: não lembro mais o montante de recursos alocados pelo Plano de Aceleração do Crescimento em sua primeira fase (PAC 1) para Santa Maria, e obtidos na administração de Valdeci Oliveira. Mas sei que foi algo parecido com R$ R$ 140 milhões. Por aí. Uma montanha de dinheiro, de todo modo. Capaz de revolucionar a urbe – com dinheiro em profusão para, sobretudo, encaminhar soluções definitivas para o Cadena e garantir moradia para milhares de santa-marienses – entre outras possibilidades.
Mas uma coisa é visível, goste-se ou não: o PAC 1 só andou no governo passado. Neste, embora o dinheiro disponível, pouco ou nada se fez. Alegava-se, inicialmente, que os projetos anteriores tinham sido malfeitos. E precisavam ser adequados, para que pudessem seguir adiante. Admita-se como verdadeira a explicação. O prefeito Cezar Schirmer acreditou. Mais, usou esse discurso inúmeras vezes, a partir do que falavam seus assessores para a área. Especialmente no primeiro ano de governo, em que tudo era culpa da gestão passada – que, não é demais lembrar, nunca teve méritos, nas palavras dos gestores atuais...”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, o editor papeou a respeito do PAC (ainda que rapidamente) com o prefeito Cezar Schirmer. Ele aceita a crítica acerca da morosidade na execução do Programa. Mas, na avaliação dele, parte dos problemas seria decorrente de “alhas de projetos”. Admita-se, por hipótese, essa teorria. Mas, e a outra parte? Bem, aí (e nem poderia ser diferente) ele recusa a tese de incompetência gerencial. Embora, cá entre nós, a simples mudança no comando do PAC na cidade e a sua (necessária) transferência para o Gabinete do Prefeito, seja uma constatação pra lá de eloquente. Ou não?
SIGA O SITÍO NO TWITTER
e uma piada o que esse governo fez.. fez tudo isso pensando no partido e nas eleicoes. e esqueceu da populacao de SM. repugnante a atitude desse governo a respeito do pac.