Eleições 2012Política

NÃO CUSTA LEMBRAR. Alcançar 200 mil eleitores já para 2012, tarefa inglória

Confira a seguir trecho da nota publicada aqui na manhã de 7 de dezembro de 2010, uma terça-feira:

200 MIL. Campanha buscará 7,5 mil eleitores adicionais para Santa Maria, visando viabilizar 2° turno

Segundo a estatística mais recente do Tribunal Regional Eleitoral (ontem à noite, para ser preciso), Santa Maria tem 192.553 eleitores. Em 2008, a última eleição municipal, estavam aptos a votar 187.750 cidadãos com domicílio na boca do monte. Portanto, em dois anos, houve um acréscimo de 4.803 novos eleitores. Um outro número pesquisado por este sítio: quantos eram os santa-marienses em condições de votar em 2006, há quatro anos? 184.419 – ou 8.134 menos que hoje.

Percebe-se, por aí, o tamanho do desafio a que se propõem o jornal A Razão e a Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), com o apoio da Justiça Eleitoral: ampliar o número de eleitores da cidade para que se alcance o mágico 200 mil até metade de 2012. Assim, a cidade poderá (se ninguém chegar aos 50% mais um dos votos) eleger seu prefeito em segundo turno – o que garantiria ainda maior legitimidade ao escolhido…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação do texto, é impossível tirar os méritos dos que lutam para fazer com que Santa Maria alcance os 200 mil eleitores até maio – com o que haveria a possibilidade de dois turnos já na eleição de 2012, desde que um candidato não alcance 50% mais um dos votos, no turno inicial. No entanto, não há como fugir da realidade: trata-se de tarefa pra lá de inglória. Faltam seis meses e não há indícios de que o objetivo seja alcançado. Assim, dois turnos (se for o caso), só mesmo em 2016.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo