Artigos

Grécia, por que chegou à falência? – por Carlos Costabeber

O meu bom amigo, Prof. Andreas Weise, retornou de sua terra natal, a Alemanha, e me deu mais uma aula sobre a crise européia.

E as maiores dúvidas se concentram na situação da Grécia, que vive uma situação dramática, como jamais presenciei em toda minha vida acadêmica. É um drama que parece não ter fim, pois há mais de dois anos a imprensa comenta sobre os problemas referentes ao endividamento daquele país. Sempre que aparece uma solução de ajuda financeira, começa a etapa seguinte, envolvendo mais e mais dinheiro. A Grécia é um “buraco sem fundo”.

Mas se temos idéia dos efeitos, aonde estão as CAUSAS que deram origem a isso tudo?

Segundo o Andreas, podemos enumerar uma série infindável de erros, omissões e, até, características culturais próprias do povo grego.

Vamos lá!

* Antes de mais nada, a entrada da Grécia na Zona do Euro foi um erro da Comunidade Européia, pois foi uma decisão política (por que a Turquia, ao lado, não foi aceita até hoje ?). Isso porque era de conhecimento público sobre o elevado grau de endividamento interno.

* Com isso, a entrada de recursos de parte dos parceiros do Euro, só serviu para o pagamento de juros dessa dívida. Era dinheiro bom transformado em dinheiro ruim.

* Antes da crise financeira o governo reduziu os impostos, fazendo com a Grécia passasse a ter uma tributação sobre a Renda e sobre ganhos de capital muito abaixo do cobrado dentro da União Européia. Isso vem gerando um gradual aumento no déficit público, que chegou a 160% no ano passado.

* 24,2% dos empregados são servidores públicos, nos diversos níveis da estrutura pública. Sendo que boa parte deles recebe 14 salários anuais.

* A elevada sonegação de impostos, tanto pelas pessoas físicas como jurídicas, já faz parte da cultura do país.

* Quando a Grécia entrou para a Zona do Euro, houve uma diminuição nos juros e um aumento real de 15% para os funcionários públicos.

* A aposentaria era de apenas 50 anos, o nível mais baixo dentro da União Européia.

* A Grécia não tem indústrias importantes sendo que a sua grande fonte de divisas vem do turismo.

* A exemplo da Itália, o ingresso na Zona do Euro deixou a Grécia sem poder desvaloriozar a própria moeda, como forma de estimular a entrada de divisas. 

E assim se segue uma série de razões, que estão levando esse país à bancarrota. 

E aí vem o Presidente do partido Laos, Giorgos Karatzaferis, dizendo que a União Européia vai salvar a Grécia, e que eles não precisam fazer mais nada; que já foi feito o suficiente.

* E, para piorar, o povo não confia nos seus governantes desde longa data.

Um cenário complicado, e que deverá ser pauta do próximo artigo: as CONSEQUÊNCIAS dessa crise.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo