Mais um sinal inequívoco de que a crise, ou marolinha, está indo embora de vez, chegou com novo levantamento sobre o desempenho do comércio varejista brasileiro, em trabalho realizado com habitualidade pelo IBGE. Nesta sexta-feira, saíram os números relativos ao mês de setembro.
A constatação é evidente: puxado em muito pelo aquecimento do mercado automotivo, o varejo tem consecutivos acréscimos de venda desde abril. Mais detalhes você encontra em reportagem publicada pela versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é de Jacqueline Farid. Confira:
“Vendas no varejo do Brasil sobem pelo 5º mês em setembro…
…As vendas do comércio varejista cresceram 0,3% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta sexta-feira, 13, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do quinto mês consecutivo de crescimento. Na comparação com setembro do ano passado, as vendas no varejo registraram um aumento de 5%. Até setembro, as vendas varejistas acumulam altas de 4,7% em 2009 e de 5% nos últimos 12 meses.
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou alta de 0,3% no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao índice de média móvel apurado em agosto (0,65%) e é o menor desde abril. O IBGE divulgou também que, no terceiro trimestre, as vendas do varejo aumentaram 5,3% ante igual trimestre do ano passado. Não há dados trimestrais comparativos ao trimestre imediatamente anterior.
jÁ os dados do comércio varejista ampliado, que incluem os segmentos de material de construção e automóveis, mostram um aumento nas vendas de 3% em setembro ante agosto e uma alta de 9,1% ante setembro de 2008. No ano, o varejo ampliado acumula crescimento nas vendas de 4,4% e em 12 meses, de 3,3%…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.