AssembleiaEducaçãoPolíticaTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Reitoria do IFF, as greves na UFSM, Valdeci e os enfermeiros, educação municipal

* É possível que nesta quarta se resolva o imbróglio em torno da nomeação da reitora eleita do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim.

* O questionamento sobre sua nomeação, interposto por um dos conselheiros da instituição, tende a ser decidido a partir das 9 da manhã, quando se reúne o Conselho Superior do IFF.

* As lideranças sindicais dos docentes federais ainda demonstram indignação com o cancelamento, pelo governo, de reunião agendada para esta terça, em Brasília.

* O presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, Rondon de Castro, por exemplo, considerou uma “desculpa esfarrapada” a justificativa de que o governo não pode trabalhar numa proposta aos grevistas, porque a equipe econômica estava envolvida com a Rio+20.

* Castro, no SÍTIO da Sedufsm, diz que “depois de dois anos de tentativa de negociação… e um mês de greve, o governo já tinha que ter tido tempo de apresentar uma proposta decente”.

* Já os servidores técnico-administrativos, cuja paralisação começou há nove dias, fizeram assembleia nesta terça-feira, no Campus, para avaliar o movimento.

* Segundo RELATO obtido na página da seção sindical docente, nesse primeiro momento a categoria buscou, principalmente, “garantias jurídicas e apoio ao movimento”.

* Também está em greve (60% de adesão, segundo o Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional/Sinasefe) o Colégio Técnico Industrial.

* Dizem os líderes que a greve é forte também no Colégio Agrícola de Frederico Westphalen e “se AMPLIA no Instituto Farroupilha”. No campus de Alegrete, a adesão “ultrapassa 90%”.

* Na próxima semana, na quarta, dia 27, será instalada na Assembleia Legislativa uma Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Jornada de 30 horas de serviço para os profissionais de enfermagem.

* O ato foi proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), e subscrito por outros parlamentares. Diz o petista que a ideia é ampliar a mobilização em prol da votação do projeto que institui o regime de 30 horas e que tramita no Senado.

* Entre as ações previstas pela frente, estão audiências com sindicatos de trabalhadores, associações e federações que representam a categoria e com a Confederação Nacional dos Trabalhadores.

* Também pretendem realizar “uma missão em Brasília para tratar desta pauta com os senadores e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia.”

* Nesta terça-feiura, no Sindicato dos Contabilistas, a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Educação, reuniu cerca de 30 coordenadores dos Anos Finais da rede municipal de ensino para a formação continuada dos profissionais.

* O tema do encontro, ministrado pela coordenadora do setor pedagógico da Smed, Gisele Bauer, foi (Re) Significando os Planos de Estudo / Construindo Parâmetros para a Rede Municipal de Ensino.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo