A expressão “golpe” não foi utilizada. Mas, ao menos, não foi reconhecido o novo “presidente” paraguaio e chamou o embaixador paraguaio de volta ao Brasil. Os detalhes, que constam de nota divulgada pelo Ministério de Relações Exteriores, e que destacam o “rito sumário” com que foi derrubado Fernando Lugo, estão em reportagem publicada, entre outros, pelo jornal eletrônico Sul21. Confira:
“Em nota, Itamaraty condena impeachment de Lugo e convoca embaixador
Em nota oficial divulgada na noite deste sábado (23), o governo brasileiro fez sua primeira manifestação oficial sobre o processo relâmpago de impeachment que levou à destituição do presidente do Paraguai, Fernando Lugo. Na nota, lançada pelo Itamaraty logo após um encontro da presidenta Dilma Rousseff com ministros, o governo do Brasil condena o “rito sumário” contra Lugo e diz que “não foi adequadamente assegurado o amplo direito de defesa”. A nota também solicita o retorno do embaixador brasileiro no Paraguai para consultas.
“O Brasil considera que o procedimento adotado compromete pilar fundamental da democracia, condição essencial para a integração regional”, diz a nota, que garante em seguida que “medidas a serem aplicadas em decorrência da ruptura da ordem democrática no Paraguai estão sendo avaliadas com os parceiros do Mercosul e da Unasul, à luz de compromissos no âmbito regional com a democracia”.
A presidenta Dilma Rousseff esteve reunida, no Palácio da Alvorada, com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
me mandaram uma msg que em 1964 houve REVOLUÇÃO DEMOCRATICA.KKKKKKK
golpe meeeeeemos foi em 1964
aaaaaaqui tambéééééém foi o congresso que depos COLLOR isto também nao é golpe.
Sr. Alarico;…e como fica a situação dos “Brasiguaios”;…brasileiros que vivem e trabalham no Paraguai (nossos conterrâneos)? Eles foram perseguidos e praticamente expulsos do Paraguai pelo governo Lugo. Além disto; os governos da Alemanha e do Vaticano já reconheceram o governo de Frederico Franco!
Claudemir
Achei bem interessante o artigo, cujo link coloco a seguir, escrito por um jornalista paraguaio. É a visão de quem está lá, vivenciando os acontecimentos.
http://www.viomundo.com.br/denuncias/idilio-grimaldi-com-apoio-da-midia-paraguai-inaugura-o-golpe-transgenico.html