AssembleiaCongressoEducaçãoPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Greve radical, Câmara divulga salários, Frentes na Assembleia, Valdeci, volta às aulas

* A greve dos técnico-administrativos das Universidades Federais, inclusive da UFSM, tende a ficar ainda mais radicalizada – a depender dos últimos acontecimentos.

* Nesta segunda, o Ministério do Planejamento SUSPENDEU a reunião que aconteceria hoje, entre o governo e representantes grevistas. Nela, imaginava-se que seria apresentada uma proposta salarial.

* Embora a sinalização de que algum encontro acontecerá após o dia 13, a decisão do governo enfureceu as lideranças grevistas.

* E isso poderá ser percebido, inclusive, nesta terça, que deve ser marcada por atividades as mais diversas em todo o País, convocadas pelas entidades sindicais.

* Curiosidade: o que ocorrerá na UFSM? Semana passada, por conta da “radicalização”, foram bloqueados o CPD (dois dias) e o setor financeiro (um) da instituição.

* Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, o presidente Marco Maia, do PT gaúcho, prometeu que, a partir desta terça, salários dos servidores ativos e inativos estarão disponíveis. Será? Ah, o endereço é http://www.2.camara.gov.br.

* Está recomeçando na quarta-feira a atividade normal na Assembleia Legislativa, depois do recesso de inverno. E as Frentes Parlamentares estão retomando também suas ações.

* No primeiro semestre deste ano, foram instituídas ou retomadas, nove delas, no parlamento gaúcho, como conta REPORTAGEM da Agência de Notícias do Legislativo.

* Uma, inclusive, é proposta e coordenada pelo santa-mariense Valdeci Oliveira (PT). Trata-se da Frente Gaúcha em Defesa da Enfermagem.

* A assessoria do parlamentar informa, inclusive, que nesta quarta acontece a segunda reunião de trabalho, com a discussão de ações de mobilização pelo Estado.

* O objetivo é defender a aprovação do projeto que tramita no Congresso Nacional e prevê jornada de 30 horas semanas para os profissionais da área.

* Do encontro de quarta-feira devem participar, também, representantes do Conselho Regional de Enfermagem, do Sindicato Estadual dos Enfermeiros do RS e da Federação dos Estabelecimentos e Serviços de Saúde do RS.

*  O deputado Diógenes Basegio (PDT), que integra a frente, também participará da reunião da Frente lançada pelo Parlamento Gaúcho no dia 27 de junho deste ano.

* Praticamente todas as escolas privadas de ensino, e também da rede pública do ensino fundamental e médio, retomaram as aulas nestas segunda-feira.

* No âmbito do município, conforme NOTA da Coordenadoria de Comunicação Social, com base em informações da secretaria de Educação, cerca 70 escolas reiniciaram.

* Como as escolas têm autonomia para administrar o calendário, até a próxima segunda, dia 6, todas as 78 existentes na rede pública municipal já terão as aulas de voltas.

* A rede estadual também já teve aula nesta segunda. E o destaque apontado pela assessoria de comunicação da 8ª Coordenadoria Regional de Educação chega da zona oeste.

* Lá, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Marta realizou nesta noite o ato de inauguração do Ensino Médio, “conquista de uma luta que durou cerca de sete anos.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo