LUNETA ELETRÔNICA. Debate no campus, sem prisão, candidato ‘bombardeado’, blindados, Enem…
* Mais um, o penúltimo (o outro acontece quinta, na RBS-TV), debate movimenta os candidatos a prefeito de Santa Maria.
* Será às 5 da tarde desta terça, no auditório da Química, no Campus da UFSM, em Camobi. A promoção é do DCE e será transmitido pela Rádio Universidade e pela Multi-Web, na internet.
* No debate, que tem a presença confirmada dos cinco concorrentes, os temas abordados serão referentes à cidade, à educação e a relação de Santa Maria com a UFSM.
* A partir desta terça, até 48 horas depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. Mas, atenção, há três exceções.
* Quais? Flagrante, em cumprimento a ordem de prisão por condenação criminal inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto. No mais, ninguém vai para a cadeia.
* Até a tarde passada, o Tribunal Superior Eleitoral já havia autorizado o envio de forças federais (Exército, Marinha e Aeronáutica) para 143 comunas, de novo estados.
* Elas reforçarão a segurança durante as eleições. Ao todo, 457 municípios, de 11 estados, fizeram a solicitação. 13 foram negados e os demais aguardam decisão do TSE.
* O uso da internet é bem legal. Desde que utilizado corretamente. Um pouco de “simancol” ajuda, por exemplo. Não foi o caso de um candidato a vereador de Santa Maria.
* O concorrente ao parlamento postou seu proselitismo eleitoral no grupo “Trânsito sem lei é aqui”, do Facebook, destinado a discutir e mostrar problemas da cidade nessa area.
* Resultado: está sendo, metaforicamente falando, “BOMBARDEADO” e, se imaginava obter ali algum voto – e eventualmente tivesse -, simplesmente perdeu. Caso típico de mau uso da rede.
* Sim, tem sessão ordinária da Câmara de Vereadores, nesta terça. E até deverá durar um pouco, pois afora projetos de relevância restrita, a Tribuna Livre sera utilizada.
* Quer dizer, pelo menos 10 minutos estão garantidos e serão usados por Carlos Antônio Saraiva Oliveira, que falará das atividades do Serviço de Recuperaç~do de Dependentes Químicos, do Hospital Universitário (Serdequim).
* Além disso, o que ha na Ordem do Dia? Isso mesmo, os indefectíveis requerimentos de de serviços aos poderes públicos. São 23, conforme o Boletim Legislativo 054/2012.
* Será feito na manhã desta terça o lançamento da pedra fundamental da unidade santa-mariense da fabricante alemã de blindados Krauss-Maffei Wegman (KMW).
* A cerimônia, às 10 h, na BR 287 – 3,5 quilômetros após a Ulbra, contará com a presença de representantes da direção da KMW, entre eles, o CEO em Munique, Frank Haun.
* Conforme o convite para o evento (que terá tambe´m integrantes da cúpula do Exército), a unidade dará início ao projeto de um novo Centro de Desenvolvimento, Fabricação e Manutenção de Blindados.
* O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará no dia 19 de outubro as médias preliminares das escolas no Enem 2011.
* Neste ano só serão conhecidos os resultados dos colégios em que ao menos 50% dos concluintes do ensino médio participaram do exame, desde que este índice corresponda a no mínimo dez alunos.
* O Inep considera “injusta” a publicação do desempenho das unidades com taxa de participação inferior a 50%.
* No ano passado, as médias foram divulgadas de acordo com quatro faixas de participação: até 25%, de 25% a 50%, de 50% a 75% e acima de 75%.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.